Premiação

Todos os campi

Grupo Meios - Comunicação, Relação Raciais e Gênero recebe Prêmio Luiz Beltrão 2026

15/09/2026

O Grupo Meios – Comunicação, Relações Raciais e Gênero, da UFV, foi agraciado com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, na categoria Grupo Inovador. A entrega da premiação, concedida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), foi realizada no dia 4 de setembro, na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga (DF). A coordenadora do grupo, professora Ivonete da Silva Lopes, do Departamento de Economia Rural, recebeu o prêmio. Ivonete é pesquisadora e docente dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER) e em Comunicação e Regionalidades (PPGCOM).

A professora Ivonete (à esquerda) recebe o prêmio da professora Margarida Kunsch, importante pesquisadora e referência nas áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Foto: Divulgação do Intercom)

O Prêmio Luiz Beltrão homenageia pesquisadores e instituições que produzem trabalhos relevantes na área das ciências da Comunicação e que ajudam a consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras neste campo, constituindo-se como uma das principais premiações nacionais da área. Em 2026, o grupo Meios foi um dos quatro homenageados, ao lado do Instituto Vladimir Herzog (Instituição Paradigmática) e das pesquisadoras Nair Prata (Maturidade Acadêmica), da Universidade Federal de Ouro Preto, e Ana Paula Goulart de Andrade (Liderança Emergente), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Grupo Meios

A atuação do Grupo Meios se destaca pela abordagem interdisciplinar que articula comunicação, relações raciais e gênero, com foco em ações de pesquisa e extensão voltadas à formação digital de mulheres rurais, quilombolas e assentadas em Minas Gerais. O trabalho do grupo investiga como marcadores de raça, gênero e território influenciam o acesso e a apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por esses segmentos. O grupo integra pesquisadores que articulam instituições e práticas comunicativas; narrativas midiáticas; movimentos sociais/populares e comunicação contra-hegemônica; mídia e representação; comunicação e diversidade.

Além da pesquisa acadêmica, as atividades do grupo incluem intervenções, como promoção de oficinas de comunicação, produção de webséries e documentários que valorizam a trajetória das lideranças femininas nas comunidades. A essas lideranças, a professora Ivonete homenageou durante o discurso: “Aprendemos que o campo não se constrói apenas com as viagens, mapas e roteiros de pesquisa, mas, sobretudo, na relação com as interlocutoras e na confiança. Nada do que fizemos teria sido possível sem as mulheres, as trabalhadoras rurais, as lideranças quilombolas, que abriram, numa relação de confiança, a porta das suas casas, de suas associações e de suas comunidades para nos receber. Elas foram fundamentais para a construção do próprio campo e do conhecimento que produzimos”, declarou.

O reconhecimento no Prêmio Luiz Beltrão reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo Grupo Meios, que, segundo a professora Ivonete, “nasce e cresce a partir da compreensão de que raça, gênero e suas intersecções não são temas periféricos para a Comunicação, mas são dimensões fundamentais para compreendermos as representações, as tecnologias, as práticas profissionais, as instituições, os territórios e as disputas de poder que atravessam nossa sociedade”. O grupo surgiu no âmbito do PPGER, mas hoje congrega pesquisadores do PPGCOM e de outras instituições nacionais e internacionais.

Para o coordenador do PPGCOM, professor Henrique Mazetti, a premiação é um motivo de grande orgulho: “Além de dar visibilidade ao programa, criado recentemente, a conquista reforça o compromisso com a excelência acadêmica pautada em práticas de pesquisa inclusivas e socialmente engajadas. Mas o recebimento do Prêmio Luiz Beltrão pelo Grupo Meios é, sobretudo, um justo e necessário reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo em suas diversas frentes”, afirmou.