Institucional

Todos os campi

Professores da UFV tomam posse como conselheiros do Crea-MG

26/01/2026

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) deu posse, na última semana, a novos conselheiros que comporão o plenário da entidade nos próximos três anos. Entre eles estão professores da UFV indicados pelo reitor Demetrius David da Silva.

Na Câmara Especializada de Agronomia (Ceag) assumiu, como um dos conselheiros titulares, o engenheiro agrícola e ambiental Domingos Sárvio Magalhães Valente (à dir. na foto), professor do Departamento de Engenharia Agrícola. No mandato anterior, ele era suplente do professor Leonardo Pimentel, do Departamento de Agronomia. Agora, na suplência, está o engenheiro agrônomo Carlos Nick Gomes (à esq. na foto), professor do Departamento de Agronomia. Vale destacar que a Ceag não se refere somente à Engenharia Agronômica, abrangendo também as engenharias Florestal, Agrícola, Agrícola e Ambiental, de Pesca, de Aquicultura e Meteorologia, além de diversos títulos de tecnólogos relacionados à área.

Para a Câmara Especializada de Agrimensura (CAGR), foram indicados e empossados os professores Daniel Camilo de Oliveira Duarte (titular) e Darlan Miranda Nunes (suplente). Ambos são formados em Engenheira de Agrimensura e Cartográfica e atuam no Departamento de Engenharia Civil (DEC). O professor Daniel foi suplente no mandato em que o professor Éder Teixeira Marques, também do DEC, era titular.

 

Funções e expectativas

Como conselheiros, os professores da UFV terão as funções de analisar e decidir, em primeira instância, sobre assuntos técnicos de suas respectivas modalidades. Segundo o Crea-MG, as câmaras especializadas analisam e julgam questões sobre fiscalização do exercício profissional e infrações ao Código de Ética. Elas também sugerem melhorias para o funcionamento do Conselho.

Para o professor Domingos, que recebeu a indicação com “alegria e senso de responsabilidade”, a função no Crea-MG é “uma oportunidade de contribuir com a interface entre a Universidade, o sistema profissional e a sociedade, especialmente no fortalecimento da engenharia na agricultura e na valorização do exercício profissional”. Sua expectativa é “colaborar com discussões técnicas, éticas e estratégicas, que impactem positivamente a formação e a atuação dos engenheiros agrônomos e agrícolas em Minas Gerais”.

O professor Daniel considera “uma grande honra e uma importante responsabilidade institucional” tomar posse como conselheiro no Crea-MG. “Meu sentimento é de motivação, pois acredito que posso contribuir com discussões e decisões que impactam diretamente no exercício técnico e ético da Agrimensura em Minas Gerais. Diante dos constantes avanços tecnológicos e demandas crescentes por rigor técnico, minha expectativa é atuar de forma colaborativa, contribuindo para o aperfeiçoamento dos critérios técnicos, da transparência nos processos e na valorização da profissão. Recebo este desafio com gratidão, compromisso e disposição para colaborar com o fortalecimento da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica no estado”. 

Os professores Daniel (à esq. na foto) e Darlan serão conselheiros na Câmara Especializada de Agrimensura