Institucional
Campus Viçosa
24/01/2026
A primeira formatura do ano em que a UFV celebra seu centenário tem a mesma emoção daquela primeira, ocorrida em dezembro de 1931. Mas, para quem cruza o tapete vermelho, tendo os olhos dos pais e amigos como testemunhas de uma vitória, a cena foi e será sempre como a da primeira vez. Talvez por isso, a cerimônia de colação de grau é uma tradição que sempre se renova - por ser a realização do sonho de muitos e uma travessia entre a vida de estudante e a dos mais novos profissionais do país. Ainda mais se o tão sonhado diploma vem de uma das mais importantes - e, claro, das mais lindas - universidades do Brasil.

Para quem assiste, dá gosto de ver a alegria da entrada solene e festiva dos alunos, dos paraninfos, de todos os membros dos conselhos superiores, reitor, vice-reitora, pró-reitores e diretores dos Centros de Ciências. Só mesmo na UFV!
Desta vez, a alegria foi espalhada no Espaço Multiuso por mais de 620 estudantes dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH). E como cada turma tem seu nome- aquele que será para sempre lembrado nas festas de ex-alunos - a primeira de 2026 foi batizada de Formandos do Centenário e o lema de Anos atrás me tornei universitário. Hoje a UFV me deu a honra de formar no centenário!


Coube a Maria Vitória do Nascimento Brandão Gervásio, do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, a honra de prestar o compromisso profissional dos formandos desta solenidade - outra tradição inesquecível, quando todos os formandos ficam de pé para o juramento.

Bem próximos aos formandos, mas mais distante do que gostariam, estavam os pais, irmãos, avós e aquelas pessoas mais especiais que participaram, ainda que distantes, de todas as agruras e alegrias dos tempos de UFV. Vindos de todos os cantos do país, eles assistiram à solenidade emocionadíssimos e eufóricos, com faixas, bandeiras e gritos de alegrias.

Representando os pais e familiares, os formandos, desta vez, elegeram Dona Rozalina Damasceno da Silva, avó da formanda em Bioquímica, Lidiany Paiva Silva.

Falando em nome de todos, a agora bacharel em Direito Bruna de Paula Campos lembrou histórias que unirão para sempre esta turma: as aulas, as provas, professores que se tornaram referências, as festas e as amizades construídas dentro e fora do campus. "Viçosa, a capital dos reencontros, dos amores inesperados, das amizades eternas e dos sonhos realizados, também ficará na memória como uma cidade "encantada", dos tempos da UFV. A oradora também reverenciou o privilégios de estudar em uma universidade pública e gratuita e o potencial da UFV de transformar realidades, construir conhecimento e semear esperança. "São 100 anos provando, todos os dias, que a educação muda vidas, inclusive as nossas. Valerá a pena se, ao longo da nossa trajetória, formos capazes de mudar a vida de uma única pessoa com o que aprendemos aqui", disse ela.

Em nome de todos os servidores que contribuíram para a formação dos novos profissionais, foi homenageado Alexandre Antônio da Silva, vigia da sede das Atléticas.
A paraninfa desta turma foi a defensora pública Ana Flávia Soares Diniz, escolhida, dentre outras razões, por ser “referência no enfrentamento à violência doméstica em Viçosa”. Em seu discurso, ela destacou os períodos difíceis que alguns formandos passaram durante a pandemia e outras dificuldades na permanência na Universidade. Destacando o aprendizado da resistência e da persistência, Ana Flávia lembrou aos formandos o compromisso que devem ter em contribuir para um mundo mais justo e inclusivo para todos. “Que o brilho do centenário da UFV acompanhe cada passo que vocês derem a partir daqui. E que, onde quer que estejam, levem consigo o espírito desta universidade: o compromisso com o conhecimento, com a ética, com a democracia e com a transformação social. Sigam com coragem!", disse.

Para os estudantes que se destacaram na graduação, foram entregues as medalhas Presidente Bernardes de ouro e de prata. Os formandos João Pedro Cruz Colombari (Medicina) e João Victor de Almeida Avelino Santos (Comunicação Social) receberam medalhas de ouro. Outros 20 estudantes receberam medalhas de prata.

Em seu discurso, o reitor Demetrius David da Silva lembrou que a solenidade de formatura inaugura oficialmente o ano do centenário da UFV, uma turma que entra para a história não apenas pelo diploma que recebe, mas pelo símbolo que representa. Chegar a esse marco é mais do que celebrar o tempo: é reconhecer um projeto coletivo que atravessou um século, resistiu a crises, reinventou-se diante das transformações do mundo e manteve, como fio condutor, um propósito inalterável: o conhecimento a serviço da sociedade”.

Ele pontuou ainda alguns diferenciais da UFV, como o fato de ter a articulação entre ensino, pesquisa e extensão como marcos da sua origem, assim como o envolvimento profundamente diferenciado de seu corpo social: docentes, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores que sempre compreenderam a Universidade como um projeto coletivo, um patrimônio público a ser cuidado, defendido e permanentemente fortalecido. O reitor também citou o compromisso histórico da UFV com a permanência estudantil, especialmente de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e seu compromisso em garantir condições reais para que todos possam permanecer, concluir os seus estudos e, assim, transformar suas próprias histórias.
“A partir de hoje, vocês levam consigo não apenas uma formação acadêmica, mas o nome e os valores da Universidade Federal de Viçosa. Onde quer que estejam, serão reconhecidos como egressos de uma instituição centenária, respeitada e comprometida com a excelência.Por isso, faço aqui um convite e também um chamado. Sejam embaixadores e embaixadoras da UFV pelo mundo. Levem consigo o rigor científico, a sensibilidade social, a ética e a capacidade de diálogo que esta universidade lhes ofereceu. Falem da UFV, defendam a UFV, mantenham-se próximos desta casa que sempre será de vocês”, disse o reitor.

Ao final da cerimônia, outra tradição renovada. Cada formando levou para casa, de lembrança, um exemplar do Jornal de Formatura, com a foto da colação e as memórias do dia inesquecível.
As fotografias da cerimônia estão no Flickr e podem ser conferidas neste link.
Institucional
UFV aprova maioria das propostas em chamada da Fapemig com parceria da Fundação Araucária
24/01/2026
Institucional
UFV forma mais 600 novos profissionais na primeira colação de grau do ano do centenário
24/01/2026
Institucional
Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Humanas, Letras e Artes homenageiam formandos
23/01/2026
Institucional
Colação de grau e cerimônia de homenagem aos formandos do CCB e CCH acontecem nesta sexta
22/01/2026
UFV aprova maioria das propostas em chamada da Fapemig com parceria da Fundação Araucária
24/01/2026
UFV forma mais 600 novos profissionais na primeira colação de grau do ano do centenário
24/01/2026
Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Humanas, Letras e Artes homenageiam formandos
23/01/2026
Colação de grau e cerimônia de homenagem aos formandos do CCB e CCH acontecem nesta sexta
22/01/2026
Inscrições para Curso de Licenciatura em Educação do Campo vão até 2 de fevereiro
22/01/2026