Institucional

Todos os campi

UFV aprova maioria das propostas em chamada da Fapemig com parceria da Fundação Araucária

24/01/2026

De acordo com o resultado divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a UFV aprovou cinco propostas das nove consideradas aptas para a contração na Chamada Desenvolvimento de Soluções Científicas, Tecnológicas e de Inovação Aplicáveis ao Melhoramento Genético do Feijoeiro, da Soja e do Microbioma dos Solos.

A chamada é uma das iniciativas previstas no acordo de parceria firmado entre a Fapemig e a Fundação Araucária, do Paraná. Dentre os seus objetivos estão fomentar áreas de cooperação focadas em genômica aplicada ao melhoramento de soja e feijão, duas culturas alimentares importantes para a economia dos dois estados. O acordo viabilizará apoio a projetos, programas e outras iniciativas até agosto de 2030.

Nesta primeira chamada, serão investidos cerca de R$ 9,5 milhões para acelerar pesquisas em genômica do feijão e da soja e também ampliar os estudos sobre o microbioma dos solos, base da sustentabilidade agrícola.

Ao todo, foram apresentadas 23 propostas. Além das cinco da UFV aprovadas, outras seis apresentadas por pesquisadores da instituição foram classificadas como Prioridade 2 (P2), por estarem fora do limite financeiro alocado para a Chamada.

 

Formação de Redes de Pesquisa

Conforme a Fapemig, a Chamada 13/2025 busca incentivar parcerias interinstitucionais e a formação de redes de pesquisa, tendo como critério a presença de, pelo menos, um pesquisador líder vinculado a Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do Paraná em cada equipe, devendo ser associado às redes agronômicas do feijão, soja e microbiomas dos solos fomentados pela Fundação Araucária.