Institucional
Todos os campi
28/11/2025
O setor que conecta a UFV consigo mesma e com o mundo todo está completando 60 anos. Para celebrar, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que já foi chamada de Central de Processamento de Dados (CPD), promoveu um evento reunindo antigos e atuais servidores e comunidade universitária.
Ao parabenizar aqueles que "atendem tão bem aos inúmeros setores da instituição", a vice-reitora Rejane Nascentes lembrou que a DTI é o coração da UFV, uma vez que depende dela tudo o que demanda internet e sistemas informatizados. “Em nome de toda a Universidade, nós reconhecemos e agradecemos o trabalho de todos os que construíram e constroem a história da nossa Instituição, nos conectando às transformações do mundo”, disse a vice-reitora.

Em seu discurso a diretora da DTI, Lícia Andrade, também lembrou dos tempos que os servidores dormiam no chão da sala de operações da antiga CPD para monitorar os sistemas, ou se afligiam em casa quando as chuvas pareciam ameaçar os computadores principais. “Esta é uma história criada e mantida com entusiasmo, dedicação e comprometimento”, disse ela aos servidores que trabalham atualmente e aos que já se aposentaram e também foram convidados para a cerimônia; todos eles, juntos, vestindo a camisa da DTI. Oito deles trabalharam com o professor Fábio Ribeiro Gomes, primeiro diretor da CPD na época da gestão do reitor Edson Potsch Magalhães, em 1965, receberam uma homenagem especial da atual gestão.

Na cerimônia, Lícia também citou alguns números que mostram a dimensão da DTI atualmente: são 95 servidores atuando nos três campi; 246 sistemas em atividade; 570 sites, 980 roteadores em funcionamento e cerca de 10 mil solicitações atendidas por ano. Entre 2019 e 2025, na atual administração, foram investidos quase R$ 23 milhões na ampliação e modernização das tecnologias de informação da Universidade, incluindo o novo Data Center e outros R$ 20,3 milhões oriundos de recursos de projetos de pesquisa. O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, também destacou a importância de investimentos contínuos em Tecnologia da Informação e lembrou a recente reforma na sede da DTI.
A UFV também é referência em governança de TI, saltando de 39% em 2018 para 92% no Índice IGOVTI. O desempenho dos servidores em reúso e a recuperação de equipamentos e a economia de papéis com a informatização dos sistemas também trouxeram benefícios significativos para a Universidade, além de promover a sustentabilidade ambiental.
Ainda segunda a diretora da DTI, os desafios são contínuos e as demandas para acompanhar as tecnologias sempre crescentes. Alguns exemplos são a segurança cibernética, a gestão do conhecimento e a Inteligência Artificial (IA), que, a partir do próximo ano, já deve estar presente em processos administrativos, e a aquisição de um supercomputador de alto desempenho para pesquisas que envolvam modelagens e IA.
A história da Diretoria de tecnologia da Informação e os desafios do futuro podem ser conferidos no vídeo produzido para a celebração dos 60 anos.
Mais fotos do evento podem ser conferidas neste link.

Serviços
Campus Viçosa tem algumas vias e estacionamentos fechados a partir desta segunda-feira
04/12/2025
Institucional
Professor da UFV é eleito para Academia Brasileira de Ciências
03/12/2025
Institucional
Candidatos do Pases I e II podem consultar gabaritos até esta quinta-feira
03/12/2025
Institucional
Reitor da UFV recebe premiação da Receita Federal
04/12/2025
Professor da UFV é eleito para Academia Brasileira de Ciências
03/12/2025
Candidatos do Pases I e II podem consultar gabaritos até esta quinta-feira
03/12/2025
Reitor da UFV recebe premiação da Receita Federal
04/12/2025
Unidades acadêmicas e administrativas da UFV recebem Selo UFV + Sustentável
03/12/2025
Professores do curso de Enfermagem são homenageados no Peru
02/12/2025