Institucional

Todos os campi

Unidades acadêmicas e administrativas da UFV recebem Selo UFV + Sustentável

03/12/2025

A Diretoria de Meio Ambiente (DAM), promoveu, na noite dessa terça-feira (2), a cerimônia O legado verde UFV: da semente à árvore - Celebração de destaques do selo UFV + Sustentável. No auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa, foram premiados 14 setores da instituição que se destacaram, na primeira edição do projeto, por suas práticas em prol da sustentabilidade, recebendo, assim, o selo UFV + Sustentável nas categorias Semente, Muda e Árvore, dependendo da pontuação obtida pelas iniciativas implementadas.

Juntos, esses setores realizaram 500 ações relacionadas a sete eixos temáticos, que envolveram mais de sete mil pessoas da comunidade universitária, entre docentes, técnicos, estudantes e terceirizados. Por isso, ao finalizar o primeiro ciclo do projeto com a certificação, o diretor da DAM, Ulisses Bifano Comini, revelou sua satisfação com o fato de a comunidade entender que sustentabilidade não se faz sozinho.

Em sua opinião, ter os melhores programas, projetos e investimentos não é suficiente, se as pessoas não se envolverem, se não participarem, no caso da UFV, daquilo que a Universidade se propõe a fazer e, o mais importante, a ensinar. Para ele, a sustentabilidade é um complemento fundamental à formação profissional, que precisa estar na rotina de todos, inclusive dos estudantes, para que aprendam a inseri-la nos seus futuros contextos de trabalho.

Durante a cerimônia, Ulisses destacou a realização da equipe da DAM em mobilizar diversas unidades acadêmicas e administrativas da UFV e envolver a comunidade na rotina das edificações e na forma como as pessoas utilizam seus espaços de trabalho. Em sua avaliação, quem participou da iniciativa passou a observar melhor o seu setor e a ser mais presente no dia a dia dele. “A sustentabilidade faz parte hoje da nossa instituição e das nossas rotinas”, disse.

 

Participação

A adesão ao Selo UFV + Sustentável é voluntária. Para participar, cada setor interessado deve criar uma comissão interna para coordenar as atividades sustentáveis e incentivar a participação de todos. Nesse primeiro ciclo, as comissões contaram com 84 membros. Karin Ferraz integrou a do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e representou todas as outras na mesa oficial da cerimônia dessa terça. O CenTev recebeu o selo na categoria Árvore, com 48 ações desenvolvidas. Ali, segundo ela, “em um ambiente muito diverso, para além da área acadêmica da Universidade”, a comissão conseguiu engajar não somente os técnicos, bolsistas e professores, mas também as empresas.

Karin comentou que o fato de a participação na conquista pelo selo ser voluntária, e não competitiva, é “extremamente louvável”. Além de valorizar as atividades dos setores e de seus funcionários, é também uma possibilidade de pessoas com realidades distintas discutirem as ações a serem implementadas. “Isso mostra a força que realmente a UFV tem, que são as pessoas que estão dentro dela; mostra o desejo de realmente fazer um futuro mais sustentável. E isso é muito gratificante”.

Também na cerimônia, a vice-reitora Rejane Nascentes, dentre outros comentários, ressaltou o trabalho das comissões, “digno de aplauso por envolver tantas pessoas”. E lembrou: “só somos o que somos porque a Universidade tem um engajamento; pessoas que têm um sentimento de pertencimento à instituição”. E isso, em sua avaliação, não está sendo diferente no que diz respeito à sustentabilidade. Um sinal de que a Universidade está no caminho certo é o fato de estar concorrendo, com o Selo UFV + Sustentável, em uma premiação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), cujo resultado está previsto para o próximo dia 12.

A iniciativa do Selo UFV + Sustentável é considerada pela vice-reitora como “muito grandiosa”, porque envolve o coletivo; envolve o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica. Segundo ela, as ações celebradas, que se juntam a outras que vêm sendo desenvolvidas na UFV, “orientam o presente e preparam o futuro de uma universidade que não só acompanha as grandes transformações globais, mas também contribuem ativamente para construí-las”. A vice-reitora ressaltou o papel estratégico da UFV, como instituição formadora de conhecimento e de soluções capazes de responder aos desafios ambientais contemporâneos.

Também participou da mesa oficial do evento o pró-reitor de Administração, Leonardo de Assis Vidigal. A Diretoria de Meio Ambiente está vinculada a esta pró-reitoria.

 

Certificação

Aos participantes da cerimônia, a engenharia civil Patrícia das Graças Luís de Queiroz, responsável pela área de sustentabilidade da DAM, apresentou a filosofia e dinâmica da concessão do Selo UFV + Sustentável, lançado oficialmente em junho de 2023. Patrícia contou que o selo nasceu do objetivo institucional nº 15, do PDI 2020-2023, de “institucionalizar práticas e mecanismos para o desenvolvimento sustentável”. Após o cumprimento de um ciclo do selo, ela destacou como pontos positivos do trabalho que envolveu a concessão do certificado aos setores a cultura institucional favorável e a participação representativa. Como oportunidades. ressaltou a integração com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Mais do que uma premiação, a certificação concedida pela UFV, na avaliação da equipe da DAM, representa o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos espaços, rotinas e serviços da comunidade universitária.

As unidades que receberam a certificação foram:

  • Categoria Semente: Departamento de Letras, Departamento de Solos e Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.
  • Categoria Muda: Departamento de Comunicação Social, Departamento de Economia Rural e Departamento de Medicina e Enfermagem.
  • Categoria Árvore: CenTev, CAp-Coluni, Departamento de Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e Departamento de Química, além do Laboratório de Embalagem e da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, por meio de suas diretorias vinculadas.

 

Sobre o selo

Conforme divulgado no site da DAM, o Selo UFV + Sustentável é uma certificação concedida aos setores da Universidade que desenvolvem ações concretas em prol da sustentabilidade. O reconhecimento é baseado em uma pontuação obtida pelas iniciativas implementadas em sete eixos temáticos: 1. Gestão e Administrativo; 2. Água e Esgoto; 3. Qualidade de Vida; 4. Energia Elétrica; 5. Materiais de Compras e Consumo; 6. Resíduos; e 7. Acessibilidade. As unidades participantes são classificadas em três níveis, de acordo com o engajamento e impacto das ações desenvolvidas: Semente, Muda e Árvore.

A certificação é uma iniciativa do Programa UFV + Sustentável, vinculado à Diretoria de Meio Ambiente, que busca promover e reconhecer boas práticas sustentáveis nos campi da Universidade. Esse projeto é uma oportunidade para a comunidade universitária demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e contribuir para o fortalecimento dos pilares ambiental, econômico e social na instituição.

Mais fotos do evento, com os representantes das unidades certificadas, podem ser conferidas pelo link www.flickr.com/photo.