Institucional

Todos os campi

Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal celebra meio século de história

27/11/2025

O Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal (PPGCF) da UFV comemorou 50 anos nessa quarta-feira (26). Em uma cerimônia no auditório do Departamento de Economia Rural, passado e presente foram celebrados com homenagens àqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram - e vêm contribuindo - para a história de excelência do programa, avaliado pela Capes com conceito 6. Um pouco dessa trajetória foi contada na palestra 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal, ministrada pelo professor João Gilberto Meza Ucella Filho.

Em sua apresentação, ele destacou datas e acontecimentos importantes para o PPGCF, assim como cada professor que atuou como seu coordenador nesses 50 anos. João Gilberto também revelou alguns números acumulados pelo programa nesse período, como as mais de 1.200 dissertações e teses defendidas. Ressaltou, sobretudo, o fato de o PPGCF e o Departamento de Engenharia Florestal (DEF), ao qual o programa está vinculado, estarem entrelaçados à evolução da ciência florestal no Brasil e no mundo. A importância do programa se revela não apenas por meio de suas pesquisas, mas também pela formação de seus estudantes, que tradicionalmente se destacam como profissionais no mercado nacional e internacional, seja em empresas seja em instituições públicas ou privadas. Isso pôde ser confirmado no vídeo exibido durante a cerimônia, com depoimentos de egressos do DEF e do PPGCF, espalhados em empresas e instituições do Brasil e do mundo.

Na mesa oficial da noite de celebração estavam a vice-reitora Rejane Nascentes; o representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Murilo Zerbini; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Mario Luiz Chizzotti; o coordenador do PPGCF, Carlos Moreira Miquelino Eleto Torres, e o seu representante discente, o doutorando Hiago Felipe Cardoso Pacheco.

Todos manifestaram a alegria e honra em celebrar o aniversário de 50 anos de um programa de excelência, com atuação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, e desejaram a ele vida longa. A professora Rejane Nascentes destacou a dedicação de quem fez e faz parte da história do PPGCF, que há meio século contribui sobremaneira para o avanço da ciência e da pesquisa.

A vice-reitora comentou que “formar pessoas é e sempre será a principal missão da UFV; formar pessoas para transformar realidades, produzir conhecimento, enfrentar desafios e construir soluções que respondam às demandas de um mundo cada vez mais diverso e complexo. Ao celebrar os 50 anos desse programa, celebramos também a capacidade de a UFV contribuir de maneira concreta com o avanço da pesquisa, da ciência e da inovação no Brasil”. E desejou: “que este aniversário seja também um convite ao futuro, em que continuaremos impulsionando o conhecimento, formando profissionais cada vez mais capazes de fazer a diferença para que a nossa sociedade seja melhor, mais justa e com impactos positivos que se façam sentir na vida de todos”. Ao lado do professor Murilo Zerbini, a vice-reitora entregou ao coordenador Carlos Torres uma placa de homenagem ao Programa.

O professor Carlos, por sua vez, lembrou que o PPGCF é resultado de uma construção coletiva, que só chegou onde está graças à contribuição de antigos e atuais professores, de egressos e atuais discentes. Ele comparou a evolução do programa à construção de uma parede na qual cada um colocou um tijolinho. A vários desses “construtores”, Carlos Torres entregou placas de agradecimento.

Entre os agraciados estavam ex-coordenadores, como o professor aposentado Benedito Rocha Vidal (foto à esq.), que ficou 16 anos na função, e a também professora aposentada Maria das Graças Ferreira Reis (foto à dir.), a primeira mulher a defender uma dissertação no programa, em 1977. Estavam também nomes como o primeiro coordenador do programa, professor Roberto da Silva Ramalho, e a ex-secretária Rita de Cássia Silva Alves, ambos já falecidos, mas representados na cerimônia por familiares.

Mais fotos do evento podem ser conferidas em www.flickr.com.

Fotos: Camila Rodrigues - bolsista DCI