Institucional
Campus Viçosa
21/11/2025
Na tarde desta sexta-feira (21), o Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino recebeu a Cerimônia de Entrega de Certificados aos novos mestres e doutores do campus Viçosa. Ao todo, 164 pós-graduados dos programas de mestrado e doutorado receberam seus certificados, entregues pelos coordenadores dos programas e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Raul Narciso Carvalho Guedes.
A cerimônia reforçou o compromisso da UFV com a formação de pesquisadores e com a consolidação da pós-graduação stricto sensu. A Universidade mantém atualmente 54 programas de pós-graduação, que abrangem diferentes áreas do conhecimento, incluindo os cursos recentemente aprovados em Direito, Comunicação e Engenharia Elétrica. Desde a criação do primeiro programa stricto sensu do país, em 1961, na área da Fitotecnia, a instituição já titulou 16.148 mestres e 6.577 doutores, números que agora se somam aos 164 novos mestres e doutores formados em 2025.

Os titulandos homenagearam como paraninfo dos mestres e doutores de 2025 o cônsul da Espanha em Belo Horizonte, Gustavo Bautista Barbosa. Mestre em Administração de Empresas pela Unipel, ele é professor associado da Fundação Dom Cabral, onde atua também como orientador técnico do Programa Parceiros para Excelência, na área de Marketing. Em seu pronunciamento, Gustavo afirmou que a pós-graduação não é apenas continuidade da graduação, mas sim um ato de coragem. Ao se dirigir aos mestres e doutores, destacou que eles representam uma geração que não aceita respostas superficiais, “que questiona, aprofunda e conecta”, e deixou três conselhos: que eles nunca deixem de aprender, que coloquem a ética acima de qualquer resultado e que busquem por problemas grandes, transformando complexidade em oportunidade. A doutora em Microbiologia Agrícola Jojo Rodriguez representou os pós-graduados e prestou homenagem ao paraninfo.
Na sequência, a oradora da turma, doutora em Medicina Veterinária, Natália Barone Spachi, falou em nome dos titulandos. Ela contou parte de sua trajetória na pós-graduação, marcada por mudanças de rota, planos refeitos e desafios que exigiram resiliência, lembrando que lidar com frustrações e aprender a conviver com os erros também faz parte do treinamento de quem escolhe a pesquisa. Natália destacou a importância da saúde mental na vida acadêmica e agradeceu à rede de apoio formada por familiares, amigos e colegas. Ao falar sobre a pesquisa, ressaltou que a ciência permite ser curiosa, questionadora e investigativa e defendeu o pensamento coletivo em prol da ciência como caminho para o avanço do conhecimento.
![]() |
![]() |
Representando a Administração Superior da Universidade, a vice-reitora, professora Rejane Nascentes, se dirigiu aos mestres e doutores em um discurso centrado na trajetória quase centenária da UFV, na força da pós-graduação e na importância da ciência para o país. Ela lembrou que o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu do Brasil foi criado na UFV e destacou que cada um dos milhares de mestres e doutores titulados pela instituição representa “uma história, um sonho, uma conquista e também inúmeros desafios superados". Rejane ressaltou que o Brasil precisa “mais do que nunca de uma ciência forte, ética, crítica e socialmente comprometida” e afirmou que a pós-graduação da UFV é fruto do esforço coletivo de docentes, equipes técnicas e administrativas, familiares e amigos.
Ao se dirigir diretamente à turma, a vice-reitora enfatizou que a conquista não deve ser vista como ponto final, mas como início de uma nova etapa. Ela convidou os novos mestres e doutores a seguirem disseminando ética, responsabilidade social e rigor científico, sensíveis aos desafios do tempo presente e orgulhosos de terem construído sua formação em uma universidade pública, gratuita e de excelência.
Na sequência, os nomes dos titulandos foram anunciados pela Secretaria de Órgãos Colegiados, e os coordenadores dos programas de mestrado e doutorado se revezaram na entrega dos certificados, ao lado do pró-reitor Raul Guedes. A cada chamada, aplausos, registros fotográficos e abraços de familiares e amigos ajudaram a marcar o encerramento de mais uma etapa acadêmica.

Confira mais fotos da cerimônia no Flickr da UFV.
Texto: Cibelle Ferreira, bolsista DCI
Serviços
Divulgado cronograma para reserva de auditórios e espaços abertos do campus Viçosa
21/11/2025
Premiação
Projeto de arquitetura desenvolvido na UFV recebe Prêmio Vanguarda 2025
21/11/2025
Institucional
Divulgados locais de realização das provas do Pases
21/11/2025
Institucional
Mestres e doutores recebem certificados em cerimônia no Fernando Sabino
21/11/2025
Divulgados locais de realização das provas do Pases
21/11/2025
Mestres e doutores recebem certificados em cerimônia no Fernando Sabino
21/11/2025
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, UFV destaca projeto que valoriza construção do conhecimento antirracista
19/11/2025
Campus Rio Paranaíba tem programação especial no Mês da Consciência Negra
20/11/2025
Ex-aluno da UFV-Florestal assume como técnico de futebol da equipe Sub-20 do Cruzeiro
18/11/2025