Premiação

Campus Viçosa

Projeto de arquitetura desenvolvido na UFV recebe Prêmio Vanguarda 2025

21/11/2025

A ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo da UFV Melissa Dias foi uma das agraciadas com o Prêmio Vanguarda 2025, concedido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais com os objetivos de reconhecer trabalhos de conclusão de curso (TCCs) produzidos na área em todo o estado e destacar a inovação e o compromisso social dos seus profissionais. Melissa foi a terceira classificada na categoria Projetos de Arquitetura, com o TCC Apis Primavera: Centro de Apicultores, produzido durante sua graduação e orientado pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) Jaqueline do Vale. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 10 de novembro, no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte (MG).

Durante a cerimônia de premiação, Melissa (à esquerda) foi acompanhada pela coordenadora da graduação em Arquitetura e Urbanismo, Carolina Moreira (à direita)

De acordo com Melissa, seu TCC (imagens abaixo) corresponde a um projeto de arquitetura que tem como objetivo apoiar apicultores que não contam com infraestrutura adequada para capacitação, beneficiamento do mel e dos demais produtos da apicultura e para a comercialização. A proposta também é pensada para atender ao público em geral, com diversos espaços, desde educativos até lojas, incluindo uma cafeteria, por exemplo.

A premiação, segundo a ex-aluna, foi gratificante por reconhecer o projeto desenvolvido ao longo do último ano da graduação e por evidenciar “a pertinência do tema, a importância da manutenção das abelhas para a vida e como a atividade apícola pode contribuir para isso”. A arquiteta e urbanista ainda destaca: “fico extremamente feliz em representar a UFV”.

Para a orientadora do trabalho, a conquista “representa não apenas um reconhecimento individual, mas um motivo de orgulho coletivo para o DAU e para a UFV, reafirmando o potencial transformador dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e a dedicação dos docentes”.

 

Finalistas

Outros dois TCCs produzidos no Departamento de Arquitetura e Urbanismo ficaram entre os 24 finalistas do Prêmio Vanguarda 2025. Foram eles:

  • TCC: Proposta de requalificação do Antigo Hospital Nossa Senhora das Dores para a implantação de uma sala de concertos — categoria Projetos Especiais
    Estudante: Guilherme Garcia
    Orientador: Ítalo Stephan

  • TCC: (RE)HABITAR: Uma proposta de qualificação urbana e assistência técnica para habitação de interesse social para o bairro José Silva de Almeida em Nova Serrana - MG — categoria Projetos Especiais
    Estudante: Marcela Cardoso
    Orientadora: Josarlete Magalhães