Institucional

Todos os campi

Ex-aluno da UFV-Florestal assume como técnico de futebol da equipe Sub-20 do Cruzeiro

18/11/2025

Anunciado nessa segunda-feira (17) como técnico da equipe de futebol Sub-20 do Cruzeiro Esporte Clube, o ex-aluno Mairon César se destaca por sua trajetória acadêmica na UFV–Campus Florestal. Natural de Timóteo (MG), ele é graduado em Educação Física desde 2014, quando foi bolsista em dois projetos de extensão em Futebol. Foi orientando do professor Romário Cardoso (hoje aposentado) não só em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Florestal, mas também em sua pós-graduação lato sensu em Futebol, cursada no campus Viçosa.

De acordo com o professor Romário, o novo técnico do Cruzeiro sempre foi um “aluno exemplar, estudioso, bom caráter, com passagem por várias categorias de base do time América Mineiro, assumindo como treinador do Sub-20 em 2022”. Para seu orientador, ele é “uma promessa, agora no Cruzeiro”.

Alinhado com as atuais práticas de treino e gestão no futebol, Mairon também participou da CBF Academy, obtendo a Licença A da CBF, o que permite que ele atue na posição de preparador físico em equipes profissionais e seleções. Além de acadêmica, sua formação é certificada pelas instituições oficiais da modalidade esportiva em que atua e ainda em gestão e negócios do futebol.

 

Atuação Profissional

Mairon César começou a atuar no América-MG em 2019, como auxiliar do time sub-20, mas assumiu o comando da equipe em 2022. Nesse clube, foi vice-campeão da Copa São Paulo (Copinha), em 2023, e campeão mineiro Sub-20 no mesmo ano.

Como técnico do Sub-20 do América, o ex-aluno dirigiu a equipe em 134 jogos, conquistando 66 vitórias, 34 empates e 32 derrotas. Sob seu comando, surgiram jogadores importantes para o time principal, como Arthur, Breno Cascardo, Júlio, Renato Marques, Adyson, Paulinho e Gustavo Marques. Também teve experiência como professor: por três anos, lecionou na Universidade do Vale do Rio Doce, o que evidencia sua capacidade de ensinar, comunicar conceitos e liderar, habilidades diretamente aproveitadas no comando de equipes de base.

Fernanda Pessoa

Divulgação Institucional/UFV-Florestal