Premiação
Campus Viçosa
21/11/2025
A ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo da UFV Melissa Dias foi uma das agraciadas com o Prêmio Vanguarda 2025, concedido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais com os objetivos de reconhecer trabalhos de conclusão de curso (TCCs) produzidos na área em todo o estado e destacar a inovação e o compromisso social dos seus profissionais. Melissa foi a terceira classificada na categoria Projetos de Arquitetura, com o TCC Apis Primavera: Centro de Apicultores, produzido durante sua graduação e orientado pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) Jaqueline do Vale. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 10 de novembro, no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte (MG).
Durante a cerimônia de premiação, Melissa (à esquerda) foi acompanhada pela coordenadora da graduação em Arquitetura e Urbanismo, Carolina Moreira (à direita)De acordo com Melissa, seu TCC (imagens abaixo) corresponde a um projeto de arquitetura que tem como objetivo apoiar apicultores que não contam com infraestrutura adequada para capacitação, beneficiamento do mel e dos demais produtos da apicultura e para a comercialização. A proposta também é pensada para atender ao público em geral, com diversos espaços, desde educativos até lojas, incluindo uma cafeteria, por exemplo.
A premiação, segundo a ex-aluna, foi gratificante por reconhecer o projeto desenvolvido ao longo do último ano da graduação e por evidenciar “a pertinência do tema, a importância da manutenção das abelhas para a vida e como a atividade apícola pode contribuir para isso”. A arquiteta e urbanista ainda destaca: “fico extremamente feliz em representar a UFV”.
Para a orientadora do trabalho, a conquista “representa não apenas um reconhecimento individual, mas um motivo de orgulho coletivo para o DAU e para a UFV, reafirmando o potencial transformador dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e a dedicação dos docentes”.
Outros dois TCCs produzidos no Departamento de Arquitetura e Urbanismo ficaram entre os 24 finalistas do Prêmio Vanguarda 2025. Foram eles:
TCC: Proposta de requalificação do Antigo Hospital Nossa Senhora das Dores para a implantação de uma sala de concertos — categoria Projetos Especiais
Estudante: Guilherme Garcia
Orientador: Ítalo Stephan
TCC: (RE)HABITAR: Uma proposta de qualificação urbana e assistência técnica para habitação de interesse social para o bairro José Silva de Almeida em Nova Serrana - MG — categoria Projetos Especiais
Estudante: Marcela Cardoso
Orientadora: Josarlete Magalhães
Cultura
Departamento de Artes e Humanidades realiza evento com apresentações de dança contemporânea
29/10/2026
Institucional
Campus Rio Paranaíba homenageia servidores por 10 anos de dedicação à instituição
29/10/2026
Institucional
UFV promove IV Congresso de Saúde Mental para toda a comunidade universitária
29/10/2026
Institucional
UFV e Universidade de Coimbra fortalecem parceria internacional em Segurança Alimentar e Nutricional
29/10/2026
Pesquisa inovadora sobre macaúba recebe menção honrosa no Prêmio Capes Tese 2026
16/09/2026
Grupo Meios - Comunicação, Relação Raciais e Gênero recebe Prêmio Luiz Beltrão 2026
15/09/2026
Estudantes participam de primeiro Hackathon da Bayer realizado fora dos Estados Unidos
07/07/2026
Ex-aluno da UFV é selecionado para programa Borlaug Scholars
18/06/2026
UFV se destaca em competição de julgamento simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos
28/05/2026