Premiação
Campus Viçosa
20/11/2025
O economista Mateus Rafael de Souza, graduado neste ano na UFV, alcançou o 3º lugar no XXXVII Prêmio Minas de Economia – Edição 2025, promovido pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG). A entrega da premiação ocorreu em cerimônia realizada nessa terça-feira (18), em Belo Horizonte, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), parceiro da iniciativa.
Mateus (ao centro), ao lado do professor da UFV Rafael Campos, e de representantes do Corecon, Cofecon e BDMGO ex-aluno da UFV foi premiado pela sua monografia, intitulada Avaliação da Sustentabilidade na Mineração: um índice de impacto socioambiental em Minas Gerais, apresentada em julho deste ano, no Departamento de Economia (DEE). Com orientação do professor Rafael Faria de Abreu Campos, do DEE, o trabalho teve como objetivos construir e aplicar o Índice de Sustentabilidade na Mineração (ISM) em 223 municípios de Minas Gerais que receberam Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), entre 2010 e 2020.
O ISM, desenvolvido a partir das dimensões econômica, ambiental e social, avaliou de forma integrada o desempenho territorial da mineração em termos de sustentabilidade, com foco distributivo. Os resultados demonstraram que a maior parte dos municípios apresenta baixo equilíbrio entre os benefícios econômicos da mineração e seus custos sociais e ambientais.
O índice elaborado na pesquisa poderá contribuir como ferramenta analítica para políticas públicas, promovendo alocação eficiente de recursos e práticas sustentáveis, além de ser um instrumento para monitorar e comparar a sustentabilidade da mineração em outros contextos.
O trabalho completo pode ser conferido no arquivo anexo.
Da esq. à dir., Rafael Campos, Mateus de Souza, Victor Pinto (professor do DEE e membro da banca avaliadora do Prêmio) e Melquesedeque Sage Brilhante (mestre em Economia pela UFV e coorientador da monografia)Extensão
Projeto de extensão Aulão Solidário recebe inscrições para seleção de ministrantes
02/03/2026
Falecimento
Stéfany Cristina Oliveira (1998 - 2026)
02/03/2026
Institucional
Universidade realiza lives para divulgar informações e instruções importantes para calouros
27/02/2026
Institucional
Divulgada quinta chamada de selecionados para os cursos de graduação
27/02/2026
Ex-aluna da UFV recebe prêmio internacional na área de alimentos fermentados
07/02/2026
Unidade da UFV conquista três premiações nacionais no Prêmio Embrapii 2025
22/12/2025
Dissertação vence Prêmio Banco do Nordeste ao analisar desindustrialização no Brasil
20/12/2025
Tese defendida na Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia recebe prêmio no Concurso MD/Capes sobre Defesa Nacional
04/12/2025
Trabalho de pesquisadores da UFV é premiado como melhor artigo de Conferência Internacional em Portugal
01/12/2025