Premiação
Campus Viçosa
10/09/2025
A professora do Departamento de Letras (DLA) Rita de Cássia Gomes está entre os três vencedores da 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas. A premiação nacional tem os objetivos de reconhecer e divulgar experiências educativas propostas por docentes de licenciaturas para contribuir com a formação de professores para a educação básica. A docente da UFV foi agraciada com a proposta Formando estudantes de Letras em interface com a educação básica: o projeto Francês para Todos.
Rita faz parte do Núcleo de Línguas da Universidade — que é vinculado à Rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras —, coordenando cursos e iniciativas focadas no ensino e aprendizagem da Língua Francesa. Em 2022, criou e implementou o projeto de extensão Francês para Todos com os propósitos de contribuir com a formação de professores do idioma e, ao mesmo tempo, democratizar seu ensino e aprendizagem na educação básica.
As aulas do projeto, oferecidas gratuitamente em escolas municipais e estaduais de Viçosa, são preparadas e ministradas por graduandos do curso de Letras do campus Viçosa da UFV, no âmbito da habilitação Português-Francês e com a orientação de Rita. De acordo com ela, o Francês para Todos tanto “tem proporcionado maior oportunidade de acesso à língua estrangeira, contribuindo para a abertura de novos horizontes formativos e profissionais ao público atendido” quanto “possibilita aos licenciandos aperfeiçoar a prática pedagógica”.
A conquista do prêmio da Fundação Carlos Chagas, para Rita, é significativa em diferentes contextos: “confere maior visibilidade ao trabalho que tem sido realizado no projeto e em todo meu percurso como docente do magistério superior, de forma mais abrangente, colocando em evidência a necessidade de proporcionar ao licenciando, durante sua formação inicial, aproximar os saberes teóricos da prática efetiva do ensino, em interface com a educação básica. Essa aproximação contribui para que haja uma efetiva formação profissional dos estudantes e estabelece uma ponte entre ambiente acadêmico e contexto escolar”.
As outras duas propostas vencedoras da 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques foram: Literatura, cartografia e docência: uma experiência de formação docente no curso de Geografia da UNEB, de Glauber Barros Alves Costa, e Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática na EPJAI, de Jonson Ney Dias da Silva. Cada um dos vencedores receberá um prêmio em dinheiro, além de diploma e troféu.
O resultado da premiação foi divulgado no dia 5 de setembro e a cerimônia de premiação será realizada remotamente no dia 28 de novembro. As informações estão no site da Fundação Carlos Chagas.
Institucional
Estudante da graduação em Engenharia Elétrica apresenta robô quadrúpede inédito na UFV
05/12/2025
Serviços
Campus Viçosa tem algumas vias e estacionamentos fechados a partir desta segunda-feira
04/12/2025
Institucional
Professor da UFV é eleito para Academia Brasileira de Ciências
03/12/2025
Institucional
Candidatos do Pases I e II podem consultar gabaritos até esta quinta-feira
03/12/2025
Tese defendida na Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia recebe prêmio no Concurso MD/Capes sobre Defesa Nacional
04/12/2025
Trabalho de pesquisadores da UFV é premiado como melhor artigo de Conferência Internacional em Portugal
01/12/2025
Professora da UFV é premiada em concurso internacional com artigo sobre inovação democrática na Amazônia
28/11/2025
Projeto de arquitetura desenvolvido na UFV recebe Prêmio Vanguarda 2025
21/11/2025
Trabalho desenvolvido na Universidade conquista Prêmio Minas de Economia
20/11/2025