Premiação

Campus Viçosa

Professora do Departamento de Letras conquista prêmio da Fundação Carlos Chagas

10/09/2025

A professora do Departamento de Letras (DLA) Rita de Cássia Gomes está entre os três vencedores da 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas. A premiação nacional tem os objetivos de reconhecer e divulgar experiências educativas propostas por docentes de licenciaturas para contribuir com a formação de professores para a educação básica. A docente da UFV foi agraciada com a proposta Formando estudantes de Letras em interface com a educação básica: o projeto Francês para Todos.

Rita faz parte do Núcleo de Línguas da Universidade — que é vinculado à Rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras —, coordenando cursos e iniciativas focadas no ensino e aprendizagem da Língua Francesa. Em 2022, criou e implementou o projeto de extensão Francês para Todos com os propósitos de contribuir com a formação de professores do idioma e, ao mesmo tempo, democratizar seu ensino e aprendizagem na educação básica.

As aulas do projeto, oferecidas gratuitamente em escolas municipais e estaduais de Viçosa, são preparadas e ministradas por graduandos do curso de Letras do campus Viçosa da UFV, no âmbito da habilitação Português-Francês e com a orientação de Rita. De acordo com ela, o Francês para Todos tanto “tem proporcionado maior oportunidade de acesso à língua estrangeira, contribuindo para a abertura de novos horizontes formativos e profissionais ao público atendido” quanto “possibilita aos licenciandos aperfeiçoar a prática pedagógica”.

 

Premiação

A conquista do prêmio da Fundação Carlos Chagas, para Rita, é significativa em diferentes contextos: “confere maior visibilidade ao trabalho que tem sido realizado no projeto e em todo meu percurso como docente do magistério superior, de forma mais abrangente, colocando em evidência a necessidade de proporcionar ao licenciando, durante sua formação inicial, aproximar os saberes teóricos da prática efetiva do ensino, em interface com a educação básica. Essa aproximação contribui para que haja uma efetiva formação profissional dos estudantes e estabelece uma ponte entre ambiente acadêmico e contexto escolar”.

As outras duas propostas vencedoras da 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques foram: Literatura, cartografia e docência: uma experiência de formação docente no curso de Geografia da UNEB, de Glauber Barros Alves Costa, e Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática na EPJAI, de Jonson Ney Dias da Silva. Cada um dos vencedores receberá um prêmio em dinheiro, além de diploma e troféu.

O resultado da premiação foi divulgado no dia 5 de setembro e a cerimônia de premiação será realizada remotamente no dia 28 de novembro. As informações estão no site da Fundação Carlos Chagas.