Falecimento

Todos os campi

Roberto Simões (1941–2025)

05/09/2025

Senhor idoso branco, cabelos lisos grisalhos e sobrancelhas grossas, de pé em frente a um telão e segurando um microfone.

O ex-presidente do Faemg Senar ministrou uma palestra na Semana do Fazendeiro

A UFV recebeu com bastante pesar a notícia de falecimento, nessa quinta-feira (4), do ex-aluno Roberto Simões, que atuou como presidente do Sistema Faemg Senar durante 16 anos. Formado, em 1965, no curso de Agronomia pela UFV, onde também concluiu o mestrado em Economia Rural, Roberto Simões ocupou cargos importantes em Minas Gerais e no Brasil relacionados à agropecuária.

No governo do estado, foi diretor-geral do Centro de Estudos Rurais, coordenador-geral da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola e chefe do Departamento Econômico da Faemg, onde chegou à presidência, em 2005, ocupando o cargo até 2021. Foi diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária e primeiro vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2006, foi eleito presidente do Sebrae Minas por unanimidade e reeleito dois anos depois. No final de 2010, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae.

Roberto Simões era um grande parceiro e incentivador da UFV. Em 2024, ministrou a palestra de abertura da 94a Semana do Fazendeiro. Com a experiência de quem atuou ao longo de sua vida profissional na gestão de órgãos relacionados à agricultura e à pecuária, ele fez uma análise sobre o agronegócio brasileiro, destacando o papel da extensão neste contexto. Na ocasião, comentou que “saímos de um país importador até a década de 1960 para um grande exportador, a partir dos anos 1970, com a extensão rural e investimento em revolução tecnológica”. Para o futuro, destacou ser necessário um projeto de toda a sociedade para que se tenha um sistema mais participativo, que busque estimular o cooperativismo, a sustentabilidade e a transformação digital.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos de Roberto Simões neste momento de dor. De acordo com nota divulgada pelo Sistema Faemg Senar, o velório aconteceu nesta sexta-feira (5), entre 9h e 13h, no Memorial Grupo Zelo (av. do Contorno, 8657, Gutierrez), em Belo Horizonte.