Institucional
Todos os campi
17/10/2025
O reitor e presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), Demetrius David da Silva, participou, na manhã desta sexta-feira (17), em Belo Horizonte, de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em homenagem aos 40 anos de atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Estado.
A reunião foi realizada por requerimento dos deputados Hely Tarquínio (PV), Antonio Carlos Arantes (PL), Adalclever Lopes (PSD), Adriano Alvarenga (PP), Alencar da Silveira Jr. (PDT) e da deputada Andreia de Jesus (PT). O documento destaca as contribuições da Fapemig para o avanço tecnológico, o desenvolvimento científico e a melhoria da qualidade de vida da população mineira.
Durante a solenidade, o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, agradeceu à ALMG, aos parceiros e aos colaboradores da instituição. Ele lembrou que, quando a Fundação foi criada, há quatro décadas, os principais desafios da ciência estavam voltados a áreas estratégicas como saúde, agricultura e engenharia. Segundo Arruda, embora esses temas continuem sendo fundamentais, a Fapemig também tem se dedicado a estimular o empreendedorismo, a inovação e o fortalecimento das universidades mineiras.
Demetrius destacou a importância estratégica da Fapemig como a principal agência de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais, ressaltando o pioneirismo de professores da UFV em sua criação - em 1975 - e o papel fundamental da instituição na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, na fixação de pesquisadores no Estado, no financiamento de projetos de pesquisa e extensão e no estímulo à inovação tecnológica.
A íntegra da solenidade pode ser conferida neste link.
Cultura
Peça teatral aborda consequências dos jogos de azar e apostas on-line no Fernando Sabino
17/10/2025
Institucional
Comedouros são instalados no campus Viçosa para alimentação segura de cães e melhor monitoramento do programa MIAU
17/10/2025
Institucional
UFV promove Dia D Outubro Rosa nesta terça-feira
17/10/2025
Institucional
Reitor participa de homenagem aos 40 anos da Fapemig na Assembleia Legislativa
17/10/2025
Comedouros são instalados no campus Viçosa para alimentação segura de cães e melhor monitoramento do programa MIAU
17/10/2025
UFV promove Dia D Outubro Rosa nesta terça-feira
17/10/2025
Reitor participa de homenagem aos 40 anos da Fapemig na Assembleia Legislativa
17/10/2025
Palestra com Giovanna Nader abre oficialmente as atividades do SIA 2025 nesta segunda-feira
16/10/2025
Publicado edital para eleição de representantes no Conselho Departamental do CCE
16/10/2025