Institucional

Todos os campi

Segurança da informação: suas senhas são fortes?

02/09/2025

A UFV uniu esforços à Campanha de Conscientização sobre Segurança da Informação, promovida pelas instituições federais de ensino superior, para divulgar conhecimentos, ações institucionais e boas práticas referentes ao uso seguro e à proteção de dados pessoais. Tratar da temática é sempre importante, diante das novidades que vão surgindo e sendo incorporadas no dia a dia, principalmente nos ambientes virtuais. Um assunto que é continuamente discutido e o UFV em Rede desta quarta-feira (3) também destaca é a criação de senhas fortes.

Uma senha é usada para identificar alguém e permitir que apenas essa pessoa obtenha algo, como uma informação pessoal ou um serviço personalizado, entre outros. É solicitada, por exemplo, para saques de dinheiro em caixas eletrônicos, utilização de sistemas e serviços do governo federal e acesso de redes sociais. E para que a senha garanta essa exclusividade, precisa ser criada, usada e guardada com cuidado.

Além de não serem expostas ou fornecidas para outras pessoas, é importante que as senhas sejam fortes, ou seja: difíceis de serem adivinhadas. Muitas vezes, é por meio de ações simples, como tentativas de adivinhação, que golpistas descobrem senhas de usuários e se passam por eles. Por isso, é recomendado evitar nomes de familiares e de animais de estimação, datas de nascimento, números de telefone, sequências de letras e números do teclado (como “1qaz2wsx”) e informações do tipo. Para senhas fortes, a indicação é usar muitos e variados caracteres, como letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos. Uma possibilidade é escolher uma frase, intercalar as letras entre maiúsculas e minúsculas e substituir algumas delas por números e símbolos.

Ainda é recomendado trocar as senhas de tempo em tempo, além de utilizar gerenciadores de senhas e autenticação de dois fatores, quando possível. Além disso, vale ter atenção à segurança do computador e dos dispositivos móveis pessoais, assim como redobrar o cuidado ao usar computadores de terceiros e deixar informações registradas neles.

A UFV faz a parte dela, garantindo a privacidade e segurança das informações e comunicações de sua propriedade ou sob sua guarda, e conta com a comunidade universitária para evitar incidentes. Para saber mais sobre as ações da UFV, incluindo o Comitê de Governança de Dados e Segurança da Informação, basta acessar o site da Diretoria de Tecnologia da Informação, onde estão a Política de Uso de Dados, Política de Segurança da Informação e da Comunicação e outras normas e procedimentos disponíveis.