Institucional

Todos os campi

UFV aprova criação de três novos cursos

24/11/2025

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, nesta segunda-feira (24), a proposta de criação de três novos cursos na UFV. Sâo eles: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Engenharia de Robôs e Ciência de Dados, no campus Viçosa. 

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, a criação desses cursos na UFV atende ao interesse nacional de formar um quadro altamente qualificado de profissionais. A iniciativa está em consonância com as demandas do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do  Ministério da Educação (MEC), que busca posicionar o Brasil no cenário mundial de expansão de cursos em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), especialmente voltados para Inteligência Artificial (IA) e áreas relacionadas. 

“A UFV, historicamente na vanguarda da produção de conhecimento e reconhecida pela qualidade de seu ensino, responde de forma coerente a esse chamado. A criação desses cursos partiu do próprio corpo social da Universidade, que promoveu o debate e elaborou propostas alinhadas não apenas às políticas nacionais de inovação, mas também ao compromisso institucional de regionalizar e interiorizar o conhecimento voltado às tecnologias sustentáveis”, destaca Cristiane.

Como explica o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, do campus Rio Paranaíba, dialoga diretamente com o robusto setor agrícola da região e com a proposta do novo curso de Medicina, cuja concepção já contempla forte articulação com os avanços da IA. O curso de Ciência de Dados, do campus Viçosa, por sua vez, integra de forma interdisciplinar as áreas de Computação, Estatística e Matemática, assegurando uma formação prática desde o primeiro ano. Já o curso de Engenharia de Robôs aproveita a consolidada expertise da UFV em Robótica, Automação e IA, conectando-se a ecossistemas de inovação, especialmente ao TecnoPARQ.

Ainda segundo o reitor, com essa aprovação interna pelo Cepe, o próximo passo será iniciar as negociações com o MEC para a viabilidade da implantação dos cursos, como aporte de recursos para infraestrutura, disponibilização de códigos de vagas para professores e técnicos, dentre outros aspectos sociais e econômicos.

A expectativa é que, ainda nesta semana, Demetrius realize uma reunião no MEC para promover essa articulação e a discussão da implantação de outros quatro cursos já aprovados também pelo Cepe: Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia Ambiental e Sanitária, do campus Florestal; Medicina, no Campus Rio Paranaíba; e Psicologia, no campus Viçosa.