Institucional

Todos os campi

Tomam posse novos chefe dos departamentos de Solos e de Fitopatologia

22/08/2025

Os professores Fabrício de Ávila Rodrigues (no centro da foto à esq.) e Igor Rodrigues de Assis (no centro da foto à dir.) tomaram posse, na tarde da última sexta-feira (22), como novos chefes dos departamentos de Fitopatologia (DFP) e de Solos (DPS) da UFV, respectivamente. A cerimônia, realizada na sala de reuniões do Centro de Ciências Agrárias (CCA), contou com as presenças do reitor Demetrius David da Silva e da vice-reitora Rejane Nascentes e de outros representantes da administração da UFV. Participaram ainda colegas de departamentos, amigos e familiares dos empossados.

Durante a solenidade, os ex-chefes do DPS, Edson Márcio Mattielo, e do DFP, Gleiber Quintão Furtado, agradeceram todo o apoio recebido dos professores de seus departamentos e da administração da Universidade. Os novos chefes, por sua vez, elogiaram o dinamismo e a boa gestão de seus antecessores e que pretendem dar continuidade ao trabalho desenvolvido. Fabrício Rodrigues agradeceu a confiança dos colegas que o indicaram ao cargo e desejou “boa sorte, saúde e paciência” a ele e ao novo chefe do DPS. Já o professor Igor destacou a gestão de Mattielo, especialmente no que diz respeito à infraestrutura, e que pretende se empenhar na reforma do prédio do Departamento.

O diretor do CCA, Mário Luiz Chizzotti, agradeceu o trabalho realizado pelos ex-chefes, particularmente durante as dificuldades do período da pandemia de covid-19. Aos novos chefes, desejou muita “sabedoria e paciência”. Ele reforçou a importância da reforma do prédio do DPS, que terá todo o seu apoio, uma vez que “propiciará um ambiente ainda melhor para os dois departamentos” .

Em seu discurso, o reitor também elogiou a boa gestão dos ex-chefes, ressaltando que nunca deixaram sem resposta qualquer demanda que lhes foi apresentada. Para as novas chefias, o professor Demetrius lembrou que os desafios serão muitos, destacando especialmente dois vividos pela Universidade atualmente: a contínua redução do orçamento do governo federal e a diminuição dos recursos humanos, com a não realização de novos concursos para determinados cargos. Apesar das dificuldades, afirmou que pretende realizar a reforma da sede do DPS, orçada em cerca de R$10 milhões.

Embora a Universidade não ofereça uma formação específica aos docentes para o exercício da chefia, o reitor enfatizou a competência dos professores que estão assumindo os cargos, particularmente, a capacidade deles de manter um bom relacionamento com toda a comunidade universitária, indispensável ao bom administrador. Acrescentou que desempenho deste cargo por eles resultará em benefícios para a Universidade e em grande crescimento pessoal e profissional para os novos chefes.

Confira registros fotográficos do evento no link https://flic.kr/s/aHBqjCrHrn.