Institucional

Campus Viçosa

UPI comemora seus 10 anos de existência e os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

22/08/2025

A Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) realizou um evento para celebrar os 10 anos da sua existência e os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A comemoração aconteceu no auditório do Departamento de Economia Rural, nas últimas quinta e sexta-feira (21 e 22), e debateu principalmente a importância da Lei e da Unidade para a melhoria da qualidade do atendimento e do processo de ensino e aprendizagem para pessoas com deficiência. As discussões foram associadas a assuntos atuais e relevantes no âmbito universitário e da UPI, como o uso da inteligência artificial e saúde mental.

A coordenadora e diretora de Programas Especiais da UPI, Michelle Nave Valadão (foto), lembrou os trabalhos realizados pela Unidade ao longo da última década para promover acessibilidade e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas na UFV. Dentre eles, a estruturação para atender os estudantes durante o período de pandemia e a readaptação ao ensino presencial, que demandou a reordenação da equipe de atendimento e também a orientação dos alunos.

Ao refletir sobre o futuro, Michelle ressaltou alguns desafios, como a necessidade de toda a comunidade universitária entender que deve ter um papel ativo na promoção de ações de inclusão e a formação docente continuada. “As diferenças devem ser consideradas dentro dos processos de ensino e aprendizagem.” Ela afirmou que as escolas, universidades e todos os espaços da sociedade precisam trabalhar na eliminação de possíveis barreiras que os estudantes podem vir a enfrentar em seu cotidiano.

Michele evidenciou ainda a importância dos alunos que passaram pela UPI: “vocês são a razão maior da nossa existência como núcleo. Foram inspiração diária do nosso trabalho, e a confiança que depositaram em nós, ao mesmo tempo, foi um desafio e uma honra. É por vocês que a gente segue firme nessa luta. Por uma Universidade mais acessível, inclusiva e justa.”

Durante a cerimônia de abertura do evento, a vice-reitora Rejane Nascentes (foto) destacou a importância dos avanços no âmbito da educação inclusiva no ensino superior, que aconteceram ao longo da última década na UFV devido à atuação da UPI. “É uma Universidade que preza pela qualidade do ensino e isso, obviamente, nos embute a questão da inclusão de uma educação mais democrática”.

Também participaram da mesa o professor do Departamento de Informática Thiago Luange Gomes e o assessor especial da Pró-reitoria de Ensino, Thiago Mendonça, que enfatizaram a importância do momento de reflexão e renovação dos compromissos com a inclusão, acessibilidade e o cuidado dentro da Universidade.

A programação dos dois dias do evento tratou de assuntos mais específicos, como o anticapacitismo, na palestra ministrada por estudantes com deficiência de diferentes graus de formação, dando espaço para que eles falassem sobre as suas perspectivas.

Houve ainda o anúncio do Projeto Oficina UPI - Acessibilidade e inclusão para estudantes e docentes da UFV. A iniciativa foi apresentada em primeira mão pela técnica de assuntos educacionais da Unidade Patrícia Negrão. Segundo ela, o projeto visa oferecer formação continuada: “será um espaço de diálogo, de treinamento, troca de experiências, para que a gente possa aprofundar mais um pouco esse trabalho”. A ideia, criada por Michelle Valadão, surgiu através de demandas, tanto dos estudantes, quanto dos professores e dos técnicos administrativos da UPI.
 

Sobre a UPI

A Unidade de Políticas de Inclusão (UPI) oferece atendimento educacional especializado a estudantes da UFV com necessidades específicas, incluindo aqueles com deficiência visual, física, auditiva, intelectual e transtorno do espectro autista. De forma complementar, a Unidade também apoia estudantes que apresentam outros transtornos, como Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtorno Específico da Aprendizagem, ou outras condições médicas (ex: AVC e epilepsia) que tenham impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem.

A atuação da Unidade se estende à orientação de professores e técnicos, contribuindo na elaboração e organização de recursos didáticos, pedagógicos e de acessibilidade. Os objetivos são eliminar barreiras e garantir a plena participação dos estudantes em sua jornada acadêmica, desde o processo de ingresso, com a elaboração de um plano de desenvolvimento individual, até a conclusão do curso.

Vitória Machado, bolsista

Fotos: Daniel Sotto Maior