Institucional

Campus Viçosa

UFV sedia Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar

05/08/2025

Com o objetivo de promover o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais, teve início nesta terça-feira (5), no campus Viçosa da UFV, o Encontro Estadual do PNAE. A abertura do evento aconteceu no auditório do Departamento de Economia Rural e reuniu gestores, nutricionistas, pesquisadores, agricultores familiares, conselheiros de alimentação escolar, representantes de municípios e demais participantes do Programa.

Durante a mesa de abertura, a coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane-UFV), professora Maria do Carmo Fontes de Oliveira (foto), agradeceu a todos os presentes pelo apoio e parceria "fundamentais para continuidade do Cecane, em sua importante missão de uma atuação presente, diversa e comprometida com o fornecimento de alimentação saudável a milhares de crianças no estado”. Ela ressaltou também que as ações do Cecane-UFV são adaptadas a cada município mineiro, devido a uma profícua articulação entre a Universidade, órgãos públicos e comunidades escolares, que contribui para a efetividade do PNAE em Minas Gerais.

A Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do PNAE, Edenilza Costa de Souza Carvalho (foto), afirmou que estava “impressionada com a beleza da UFV e sua estrutura”, e agradeceu à equipe da instituição por sediar o evento. Ela destacou que, atualmente, há 24 Cecanes, atuando por meio da parceria entre o governo federal, universidades e institutos, e a UFV “é um grande braço nessa missão de buscar melhorar a alimentação escolar.”

A representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e diretora de Suprimento Escolar, Valéria Batista Nascimento (foto), disse que “é uma grande satisfação participar do evento”. Enquanto gestora de alimentação há 19 anos, ela lembrou que no início do Programa no estado apenas 9% dos alimentos nas escolas eram provenientes da agricultura familiar e hoje esse número saltou para 43%, fruto de um trabalho em parceria. “Não fazemos sozinhos uma política pública desse tamanho. É um trabalho em conjunto e é muito satisfatório ver o Programa evoluir e se tornar referência no país”.

Representando a reitoria, a vice-reitora Rejane Nascentes (foto) ressaltou que o “grande papel da Universidade é mudar a sociedade, e o Cecane-UFV é resultado disso, cumprindo a sua missão de transformar a vida dos estudantes do ensino básico”. Ela indicou ainda os dados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, no âmbito do PNAE, que constatou que, com a presença de nutricionistas em escolas, os estudantes conseguiram aumentar consideravelmente o seu desempenho escolar. “É inegável que uma alimentação saudável tem benefício direto para os estudantes. É muito importante o papel do Cecane nessa missão, e nós estamos ajudando a mudar a realidade dessas crianças, que no futuro poderão ser estudantes em nossa Universidade e mudarão as suas vidas e de seus familiares”.

Participaram também da abertura: o prefeito Municipal de Viçosa, Ângelo Chequer, que dentre tantas parcerias com a UFV mencionou a implementação de um banco de alimentos para a cidade; o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e diretor de Extensão, João Marcos de Araújo; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Fabiana Cristina Silveira Alves de Melo; e o chefe do Departamento de Nutrição e Saúde, Renato Pereira da Silva, que destacaram a importância do PNAE e do evento para a transformação social, e desejaram que os participantes aproveitem a programação para a troca de conhecimento.

 

Programação

A programação do evento irá até quinta-feira (7) e contará com palestras e oficinas formativas sobre temas estratégicos, mesa-redonda para compartilhar experiências exitosas no PNAE, plenária, visita ao Laticínio Escola e atividades para fortalecer as conexões entre quem faz a alimentação escolar em Minas Gerais.

A primeira palestra do Encontro também foi realizada na tarde desta terça-feira (5). Intitulada Histórico e Perspectiva do PNAE, ela foi ministrada pela Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do PNAE, Edenilza Costa de Souza Carvalho, que é servidora há 18 anos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atua há dez anos na área de alimentação escolar. Ela apresentou o histórico do PNAE, que teve início em 1955, com a criação da Campanha de Merenda Escolar, e destacou os avanços do Programa que celebra 70 anos e se tornou referência mundial, indicando as suas principais perspectivas.

Fotos: Daniel Sotto Maior e Camila Rodrigues