Institucional
Todos os campi
13/12/2024
A doutoranda Caroline de Deus (à esq.) e a professora Maria Micheliana da Costa Silva (à dir.), do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA), foram as vencedoras do 29º Prêmio Tesouro de Finanças Públicas, na categoria Artigo de Avaliação em Políticas Públicas. A conquista se deu pelo trabalho Sinergia entre a atuação de nutricionistas e compras da agricultura familiar: impactos do PNAE sobre desempenho escolar e estado nutricional infantil.
No artigo, as pesquisadoras do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), avaliaram os impactos da atuação de nutricionistas e das compras da Agricultura Familiar (AF), no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sobre as notas dos alunos nos testes de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 e o estado nutricional infantil.
Elas verificaram que o efeito para as compras da AF foi maior em escolas com nutricionistas, comparadas àquelas sem esse profissional, e teve impacto de 2,23 pontos em Matemática e 1,34 em Português. Sobre o estado nutricional, notou-se que a sinergia entre a atuação de nutricionistas e compras da AF impacta na redução da obesidade grave e apenas obesidade, em 0,29 e 0,53 pontos percentuais, respectivamente.
Foi ainda realizada uma análise de custo-efetividade, demonstrando que a melhora do desempenho escolar e do estado nutricional podem ser feitos a um baixo custo. Em média, um investimento de R$ 45 pode aumentar em um ponto a proficiência de matemática por aluno, enquanto R$ 188 reduzem em 1 ponto percentual a obesidade infantil.
Como destacaram no artigo, “as evidências servem de base para que os gestores municipais motivem e se esforcem para aumentar o percentual gasto com alimentos da AF, assim como para contratação dos profissionais de nutrição, para que os alunos de seu município alcancem maiores resultados educacionais e melhor estado nutricional”.
O artigo completo pode ser acessado na edição especial da Revista Cadernos de Finanças Públicas, do Tesouro Nacional, que reúne todos os trabalhos premiados.
O Prêmio Tesouro de Finanças Públicas é patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas e apoiado pela Escola Nacional de Administração Pública. Criado em 1996, é dedicado a reconhecer e valorizar as contribuições significativas no campo das finanças públicas.
A categoria Artigos em Avaliações de Políticas Públicas, em que as pesquisadoras da UFV receberam o prêmio, foi a novidade da edição. Seu objetivo é identificar, reconhecer, valorizar e estimular os estudos e produções científicas na área de Monitoramento e Avaliações de Políticas Públicas.
Foto: Thiago Souza
Institucional
UFV e UFSJ licenciam nova tecnologia para preservação de frutas
13/12/2024
Parcerias
Delegação de professores vai à China em busca de parcerias
13/12/2024
Institucional
Pesquisadoras da UFV conquistam 1° lugar no Prêmio Tesouro de Finanças Públicas
13/12/2024
Institucional
Cursos da UFV obtêm renovação de reconhecimento do MEC
12/12/2024
UFV e UFSJ licenciam nova tecnologia para preservação de frutas
13/12/2024
Pesquisadoras da UFV conquistam 1° lugar no Prêmio Tesouro de Finanças Públicas
13/12/2024
Cursos da UFV obtêm renovação de reconhecimento do MEC
12/12/2024
UFV é oitava federal no QS World University Rankings Sustainability
11/12/2024
Trabalho do tecnoPARQ é premiado em Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
10/12/2024