Institucional
Todos os campi
08/07/2025
O reitor Demetrius David da Silva integrou a mesa do encontro, que aconteceu nesta terça-feira (8), com o secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões. O objetivo da reunião foi debater ações relacionadas ao documento referência do governo federal que propõe uma estratégia de articulação entre as práticas de Extensão Universitária e de Participação Social.
Da esq. à dir., o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Carvalho; o secretário nacional, Renato Simões; a reitora da UFMG, Sandra Almeida, e o reitor da UFV, Demetrius David da SilvaNo encontro, realizado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, Demetrius, que é também presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) destacou o reconhecimento, por parte do governo federal, da necessidade de participação das universidades nas ações do projeto. “Isso faz todo o sentido, porque já estamos atuando nos territórios”.
Renato Simões lembrou que “não há política pública do governo federal que não passe pelas universidades” e que é necessário “efetivar sinergias entre ministérios, universidades e comunidades”. Ele ressaltou ainda que é preciso resgatar o debate sobre territorialidade, promovendo a integração de todos os atores para evitar situações como a “coexistência de imensos territórios desassistidos com outros em que há superposição de iniciativas”.
Além do reitor da UFV e do pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, participaram da reunião os dirigentes das universidades federais de Minas Gerais, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Alfenas, Lavras, Itajubá, dos institutos federais de Minas Gerais e do Sudeste de Minas, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação João Pinheiro.

A Extensão em Participação Social nas universidades e institutos federais de ensino foi instituída pela Portaria Interministerial 192, de 11 de março de 2025, assinada pelos ministros Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Camilo Santana, da Educação. Estão reservados R$ 5 bilhões para as mais diversas ações nos territórios.
Um dos pilares da iniciativa é a escuta das comunidades sobre as prioridades que deverão ser contempladas pelas políticas públicas. Todos os processos passarão por conselhos e outros colegiados que terão a participação das populações e de organizações da sociedade civil. Dentre as próximas etapas do projeto está a instalação de um conselho federal, com 18 representantes dos ministérios e outros 18 dos territórios.
O primeiro edital da iniciativa tem previsão de lançamento em agosto e terá foco na Bacia do Rio Doce, que foi atingida pela tragédia do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana, em 2015.
Institucional
Divulgado resultado do Enem 2025. Sisu abre inscrições na segunda e UFV participa com mais de 3 mil vagas em 69 cursos
16/01/2026
Institucional
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes celebram primeira formatura do ano de centenário da UFV
16/01/2026
Serviços
Setores da PEC estão sem comunicação em determinados ramais
16/01/2026
Serviços
Avenida PH Rolfs tem trechos fechados na segunda e terça-feira
15/01/2026
Divulgado resultado do Enem 2025. Sisu abre inscrições na segunda e UFV participa com mais de 3 mil vagas em 69 cursos
16/01/2026
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes celebram primeira formatura do ano de centenário da UFV
16/01/2026
Dez programas de pós-graduação da UFV conquistam nota máxima na avaliação da Capes e oito progridem
15/01/2026
Sisu 2026: formação de excelência na tranquilidade do interior de Minas Gerais
15/01/2026
Sisu 2026: UFV também é cultura, esporte e lazer
13/01/2026