Institucional
Todos os campi
08/07/2025
O reitor Demetrius David da Silva integrou a mesa do encontro, que aconteceu nesta terça-feira (8), com o secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões. O objetivo da reunião foi debater ações relacionadas ao documento referência do governo federal que propõe uma estratégia de articulação entre as práticas de Extensão Universitária e de Participação Social.
Da esq. à dir., o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Carvalho; o secretário nacional, Renato Simões; a reitora da UFMG, Sandra Almeida, e o reitor da UFV, Demetrius David da SilvaNo encontro, realizado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, Demetrius, que é também presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) destacou o reconhecimento, por parte do governo federal, da necessidade de participação das universidades nas ações do projeto. “Isso faz todo o sentido, porque já estamos atuando nos territórios”.
Renato Simões lembrou que “não há política pública do governo federal que não passe pelas universidades” e que é necessário “efetivar sinergias entre ministérios, universidades e comunidades”. Ele ressaltou ainda que é preciso resgatar o debate sobre territorialidade, promovendo a integração de todos os atores para evitar situações como a “coexistência de imensos territórios desassistidos com outros em que há superposição de iniciativas”.
Além do reitor da UFV e do pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, participaram da reunião os dirigentes das universidades federais de Minas Gerais, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Alfenas, Lavras, Itajubá, dos institutos federais de Minas Gerais e do Sudeste de Minas, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação João Pinheiro.

A Extensão em Participação Social nas universidades e institutos federais de ensino foi instituída pela Portaria Interministerial 192, de 11 de março de 2025, assinada pelos ministros Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Camilo Santana, da Educação. Estão reservados R$ 5 bilhões para as mais diversas ações nos territórios.
Um dos pilares da iniciativa é a escuta das comunidades sobre as prioridades que deverão ser contempladas pelas políticas públicas. Todos os processos passarão por conselhos e outros colegiados que terão a participação das populações e de organizações da sociedade civil. Dentre as próximas etapas do projeto está a instalação de um conselho federal, com 18 representantes dos ministérios e outros 18 dos territórios.
O primeiro edital da iniciativa tem previsão de lançamento em agosto e terá foco na Bacia do Rio Doce, que foi atingida pela tragédia do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana, em 2015.
Falecimento
Emílio Gomide Loures (1931-2025)
02/12/2025
Institucional
UFV-Rio Paranaíba celebra conclusão da terceira turma do projeto Integração
03/12/2025
Institucional
Professores do curso de Enfermagem são homenageados no Peru
03/12/2025
Institucional
Nesta quarta-feira, pesquisadores lançam jogo de tabuleiro inovador com conceitos de microbiologia
02/12/2025
UFV-Rio Paranaíba celebra conclusão da terceira turma do projeto Integração
03/12/2025
Professores do curso de Enfermagem são homenageados no Peru
03/12/2025
Nesta quarta-feira, pesquisadores lançam jogo de tabuleiro inovador com conceitos de microbiologia
02/12/2025
Divulgados resultados dos projetos selecionados do Pibex e Pibex Júnior para 2026
01/12/2025
Estudantes de Timor-Leste são recepcionados no campus Viçosa
01/12/2025