Falecimento

Todos os campi

Emílio Gomide Loures (1931-2025)

02/12/2025

O professor Emílio iniciou suas atividades na antiga Uremg

A UFV recebeu com muito pesar a notícia de falecimento, nessa segunda-feira (1º), do professor aposentado e ex-aluno Emílio Gomide Loures. Natural de Rio Novo (MG), ele era formado em Agronomia pela UFV, quando ela ainda se chamava Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), onde iniciou suas atividades como docente, em 1955.

Segundo a Associação dos Ex-Alunos da UFV, da qual foi presidente de 1986 a 1997, o professor Emílio deixa grandes contribuições para a instituição. Como estudante, foi um exímio atleta da natação e do polo aquático, representando a Universidade em grandes competições pelo país. Por essa trajetória, incentivou a criação do Departamento de Educação Física, tornando-se o seu primeiro chefe, mesmo sendo docente do Departamento de Solos. Também atuou como chefe do Departamento de Defesa Fitossanitária e na direção do antigo Instituto de Biologia e Química, além de coordenar por muitos anos o Serviço de Tratamento de Água da UFV. Ele se aposentou em 2001, vinculado ao Departamento de Solos.

Emílio Gomide faleceu em Ilhéus (BA), onde residia. Era casado com a professora Lívia Rebouças Loures (in memoriam), do Departamento de Letras, e deixa os filhos Emílio, Paula e Daniela. A UFV se solidariza com familiares e amigos do professor Emílio neste momento de dor.