UFV na Mídia
Todos os campi
12/05/2025
O jornal Estadão publicou, na edição de domingo (11), a descoberta da mais alta árvore da espécie jequitibá-rosa (Cariniana legalis) já catalogada no Brasil feita pelo professor e pesquisador da UFV Fabiano Rodrigues de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal. Ela foi localizada, em março, na Reserva Biológica (Rebio) da Mata Escura, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Com 65 metros de altura e 5,5 metros de circunferência, a espécie foi descoberta enquanto a expedição liderada pelo professor tentava localizar os primatas da espécie muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), um dos mais ameaçados do Brasil. A equipe usava drones com câmeras térmicas que acabaram identificando o exemplar do jequitibá-rosa.
Em entrevista ao Estadão, o professor comentou que “a altura do exemplar provavelmente é decorrente do fato de estar em área de floresta primária e de difícil acesso, ou seja, intocada durante séculos”. Ele ressaltou a importância do estudo da espécie, além da proteção de sementes. Um vídeo do pesquisador sobre a descoberta pode ser visto no Instagram.
O texto completo pode ser conferido em www.estadao.com.br/sustentabilidade.
Institucional
Divulgadas propostas aprovadas no edital Proladi 2025
12/05/2025
Serviços
Definidas datas de inscrição e de aplicação das provas do Enem 2025
12/05/2025
Institucional
Reitoria publica nota sobre aceleração da progressão por capacitação para técnicos administrativos
12/05/2025
Falecimento
Altair Soares da Graça (1947 – 2025)
12/05/2025
UFV na mídia: Estadão divulga descoberta do mais alto jequitibá-rosa catalogado no Brasil feita por professor da UFV
12/05/2025
UFV na mídia: Indicador desenvolvido por professores do Departamento de Economia Rural é destaque em divulgações de portais
06/05/2025
UFV na mídia: Ex-aluna e juíza federal mais jovem do país é entrevistada pelo Correio Braziliense
24/04/2025
UFV na mídia: Reportagem destaca pesquisa liderada pela Universidade para obtenção de hidrogênio sustentável
24/03/2025
UFV na mídia: reitor fala sobre vestibular 60+ ao Correio Braziliense
21/01/2025