Institucional

Campus Viçosa

Teatro Universitário possibilita desenvolvimento artístico-cultural da comunidade acadêmica

11/04/2025

Estudantes de graduação e pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos e terceirizados, que desejam melhorar sua desenvoltura e capacidade de improvisação, além de fazer novas amizades, terão essas e outras oportunidades no Teatro Universitário (T.U). As novas turmas, tanto nos níveis iniciante, quanto avançado, estão com inscrições abertas até 22 de abril.

Palco decorado com estrelas e um desenho da lua. Dezenas de jovens fantasiados sobre ele fazem uma pose. Foto: Suzana Dias

Vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), o T.U, que já se tornou referência artística na UFV, retomou suas atividades em setembro de 2023, com uma Oficina de Teatro, da professora Maria Côrtes. “Considero uma grande e nobre iniciativa da Universidade a oferta do teatro e também o apoio que tem sido dado. Muitos alunos parecem outros, após a vivência adquirida com os encontros e peças. Eles afirmam que o teatro os salvou”, destaca.

De acordo com a professora, sob o ponto de vista artístico, os encontros permitem que os participantes desenvolvam suas habilidades cênicas, ampliem seu repertório cultural e conheçam diferentes estilos teatrais. Além disso, eles estimulam a sensibilidade estética, o trabalho em equipe e a improvisação. Contribuem ainda para a formação de um público mais crítico e engajado com as artes, podendo atuar como ferramentas de inclusão social e expressão coletiva, trabalhando inclusive as dificuldades relativas à ansiedade, baixa estima e depressão.

Nos encontros, ocorrem a preparação para as peças teatrais e o desenvolvimento de aspectos essenciais para a formação do ator e da encenação. Há exercícios que estimulam a expressão corporal, voz, improvisação e criatividade, construção de personagem, análise de texto e dramaturgia, trabalho em grupo e escuta cênica e elementos da encenação.

O primeiro espetáculo, Insânia, estreou em dezembro de 2023, como uma adaptação de O Alienista, de Machado de Assis. Desde então, foram 10 apresentações em Viçosa, incluindo festivais, sendo a última montagem a peça Sonho de uma noite de verão, inspirada na obra de William Shakespeare.

Palco com piso de madeira e fundo preto com dezenas de jovens de pé sobre ele, todos descalços.

A técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Educação Infantil Kamilla Botelho é integrante do T.U desde 2023 e afirma que encontrou espaço e companhia para representar e se expressar. “Aguardo ansiosamente os encontros e, mesmo em vésperas de espetáculos, quando a frequência de ensaios é mais intensa, nossa turma se mantém unida e empolgada. Os momentos que compartilhamos são fora do tempo comum. O que estiver acontecendo do lado de fora, fica do lado de fora. Dentro do teatro, é imersão e entrega. Nossa turma é afetiva, integrada e a professora Maria é muito acolhedora”.

Kamilla destaca ainda que a principal contribuição, além de ter conhecido “pessoas maravilhosas”, está ligada ao dizer "sim". “Nas dinâmicas ou ensaios somos lembrados a aceitar as propostas, direções e desafios que vierem em uma cena, ensaiada ou improvisada. O 'dizer sim' levo pra vida, aceitar os desafios e entregar o meu melhor dentro das possibilidades do momento”.

A diretora de Arte, Cultura e Eventos, Daniela Santana Araújo, afirma que, desde o início da nova gestão da PEC, uma das principais metas era o resgate do grupo de teatro da UFV. A princípio, buscava-se o resgate cultural como uma opção a mais de integração, lazer e desenvolvimento para os estudantes da Universidade. Até que no período de construção dos encontros teatrais foi verificado que o T.U se integraria perfeitamente também ao conjunto de atividades que a UFV vem desenvolvendo para garantir a saúde mental da comunidade universitária. “Nesses quase dois anos de alegres encontros e encantadoras apresentações, confirmamos por meio de emocionantes relatos dos integrantes do T.U. o quanto valeu a pena o nosso trabalho e investimento”.

Processo selPalco com piso de madeira e fundo preto com dezenas de jovens, alguns de pé e outros sentados na beirada. etivo para novas turmas

Ficou com vontade de, assim como Kamilla, participar do T.U? Há 37 vagas disponíveis no processo seletivo aberto nesta quarta-feira (9). São 22 na turma iniciante, em que os encontros acontecerão às quartas e sextas-feiras, das 16h10 às 17h40, e 15 vagas na turma avançada, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h, no Teatro do Departamento de Serviço Social.

As inscrições devem ser feitas, até 22 de abril, e o processo seletivo ocorrerá entre os dias 23 e 30 de abril, conforme horários das turmas. Os encontros acontecerão ao longo deste ano, a partir da primeira quinzena de maio. Todos os detalhes estão disponíveis no edital divulgado no site da PEC.

Mais informações sobre a agenda do T.U e de outros eventos culturais da UFV podem ser acompanhadas pelo Instagram e pelo site da Divisão de Arte e Cultura.