Institucional

Campus Viçosa

Cátedra Unesco amplia rede internacional de cooperação no México

10/04/2025

Representantes da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, sediada no campus Viçosa, estiveram no México para ampliar sua cooperação internacional e compreender a governança multinível em cidades criativas da gastronomia. A Visita Técnica Internacional (VTI) contou com uma equipe interinstitucional, composta por pesquisadores da UFV e das universidades de Ouro Preto (UFOP), do Cariri (UFCA) e da Amazônia (UNAMA), e ocorreu entre 29 de março e o último sábado (5).

Coordenada pelo professor Magnus Emmendoerfer, do Programa de Pós-graduação em Administração da UFV, a ação ocorreu na região de Yucatan, berço da civilização Maya no México, e esteve centrada em Mérida, cidade criativa da gastronomia da Unesco desde 2019.

Além do desenvolvimento de pesquisas, a visita teve dentre seus objetivos: construir conexões com universidades e centros de pesquisa relacionados aos objetivos do projeto e da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas; promover a mobilidade e intercâmbios de professores, técnicos, estudantes e profissionais da Economia Criativa; compartilhar tecnologias; formar redes de colaboração e de ecossistemas de empreendedorismo e inovação de forma multidisciplinar.

As instituições visitadas envolveram o governo local de Mérida, organizações não governamentais e instituições de ensino superior, como o Centro de Investigação Científica de Yucatán, o Instituto Yucateco de empreendedores e as universidades Anáhuac Mayab, Autônoma de Yucatán, Modelo e Tecnológica de Cancún.

Vale lembrar que esta é a segunda VTI promovida pela Cátedra. A primeira ocorreu na Comunidade Valenciana, na Espanha, em outubro de 2024, quando foram visitados projetos e instituições relacionadas a três cidades criativas da Unesco – Dénia, Manises e Valência – reforçando ainda a efetividade de acordos internacionais com universidades parceiras de longa data com a UFV, como a Universidade de Valência.

As ações, que contam com o financiamento do Edital Redes da Fapemig, buscam o fortalecimento da Rede Global da Cátedra Unesco.