Institucional
Campus Viçosa
18/03/2025
O Programa de Mestrado em Tecnologias Sociais e Direitos Fundamentais (PPGD) promoveu a sua aula inaugural na tarde desta segunda-feira (17). Com o tema Pesquisa jurídica e inovação – como gerar impacto social, a aula foi ministrada pela professora Flaviane Barros Bolzan de Morais, da Universidade Federal de Ouro Preto e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Flaviane destacou a alegria de participar de um momento tão marcante e parabenizou a criação do Programa na UFV. Como pesquisadora e representante da área de Direito na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ela enfatizou que, de todas as políticas longevas governamentais, a pós-graduação é uma das mais eficientes e necessárias para o desenvolvimento da sociedade e compartilhou suas vivências com os estudantes da graduação e da pós-graduação, além de professores da UFV.
Antes da aula, houve a composição da mesa de abertura com representantes da administração superior da UFV e do PPGD. O reitor Demetrius David da Silva destacou que o curso de Direito é sempre motivo de orgulho para a Universidade, chegando a receber sete vezes o Selo de Qualidade OAB Recomenda e a ser considerado também o melhor do país pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Com esse retrospecto na graduação, ele afirmou que não tem dúvidas de que o mestrado também terá o padrão de excelência reconhecido.
A coordenadora do Programa, Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante, agradeceu a todos que contribuíram para que tivesse início o mestrado, “um sonho muito desejado por todos os professores que passaram pelo Departamento de Direito (DPD) nesses mais de 30 anos de história”.
O chefe do DPD, Fernando Laércio Alves da Silva, lembrou que a criação do Programa é um projeto antigo e a proposta aprovada pela Capes começou a ser estruturada em 2018. A transversalidade e a qualidade do novo curso foram ressaltadas pelo representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Murilo Zerbini, e pelo diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baêta, que se colocaram também à disposição para atender às demandas do PPGD, assim como a vice-reitora Rejane Nascentes.
A primeira turma do mestrado em Tecnologias Sociais e Direitos Fundamentais conta com 15 estudantes aprovados em processo seletivo realizado no último ano.
O Programa tem 12 professores permanentes, distribuídos em duas linhas de pesquisa: Ética, direitos fundamentais e transformações jurídicas pelas novas tecnologias e Direito e políticas públicas na promoção da cidadania e da igualdade social. São nove docentes do DPD, dois do Departamento de Administração da UFV e um da Faculdade de Direito da UFMG.
Todos os detalhes estão disponíveis no site do PPGD.
Fotos: Daniel Sotto Maior
Esporte
Desempenho de equipes da Luve em Jogos Universitários de Minas Gerais garante participação em campeonato nacional
08/05/2025
Institucional
Pró-reitorias recebem indicações de candidatos às Medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, Pesquisa e Extensão
08/05/2025
Institucional
Pesquisas da UFV são destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira
08/05/2025
Institucional
Novo decreto do governo federal agrava situação orçamentária das Ifes
08/05/2025
Pró-reitorias recebem indicações de candidatos às Medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, Pesquisa e Extensão
08/05/2025
Pesquisas da UFV são destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira
08/05/2025
Novo decreto do governo federal agrava situação orçamentária das Ifes
08/05/2025
Campus Florestal encerra 8ª Feira de Empreendedorismo nesta quinta-feira
07/05/2025
Campus de Rio Paranaíba divulga programação do III Semear
06/05/2025