Institucional
Todos os campi
13/11/2024
O uso da Inteligência Artificial (IA) nas atividades acadêmicas esteve em discussão na tarde desta quarta-feira (13), durante seminário realizado na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). Com transmissão simultânea pelo canal do programa UFV em Formação, no YouTube, o evento contou com a participação da comunidade dos três campi da Universidade para debater, a partir de Grupos de Trabalho (GTs), a integração responsável da IA em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Na abertura do seminário, a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, apontou que muitas dúvidas têm surgido diante das inovações trazidas pela IA. Como “universidade não é lugar de negar avanços tecnológicos, mas sim de compreender e utilizar de forma ética e racional as novas tecnologias”, a Pró-reitoria de Ensino (PRE) decidiu organizar grupos de trabalhos com professores da UFV, “que fazem um trabalho excepcional nessa área”. A partir desses grupos, foi instituída uma comissão para analisar o uso da IA nas atividades acadêmicas, presidida pelo coordenador da Cead, Francisco de Assis de Carvalho Pinto. A comissão constatou a importância de se envolver também as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura nas discussões e de trazer o debate para toda a comunidade universitária, por meio do seminário.
Como destacou o reitor Demetrius David da Silva, a utilização da IA já é muito comum nas atividades de pesquisa e pós-graduação, no entanto, o grande diferencial do seminário é propiciar a sua discussão na área de ensino, particularmente nas práticas didático-pedagógicas e no processo de ensino-aprendizagem. “Os estudantes de hoje são totalmente diferentes dos que ingressavam na UFV há 20 anos. Precisamos tornar as universidades mais atrativas para os jovens e as práticas de IA são extremamente importantes nesse processo, podendo trazer resultados promissores”.
Após a abertura, foi realizada uma mesa-redonda sobre a Inteligência Artificial Generativa na Educação, com o ex-aluno da Universidade Jhonatan de Souza Oliveira. Ele, que tem experiência profissional na área e foi premiado por ter desenvolvido na Universidade de Regina, no Canadá, a Melhor Tese de Doutorado da Associação Canadense de Inteligência Artificial, demonstrou que a IA generativa pode ser utilizada como ferramenta de aprimoramento, e que as instituições de ensino têm papel importante para experimentar seus potenciais e oportunidades, assim como mitigar seus riscos.
Em seguida, foram abertas as discussões e apresentados os sete Grupos de Trabalho (GTs):
- IA e Avaliações da Aprendizagem - Alvanize Valente Fernandes Ferenc e Elen Machado Tavares;
- Ética e Autoria no Uso de IA - Jazam Santos e Joana D’Arc Germano Hollerbach;
- IA e Práticas Docentes - Bethânia Medeiros Geremias e Tiago Paz e Albuquerque;
- IA na Aprendizagem Discente - Ricardo dos Santos Ferreira e Silvana Claudia dos Santos;
- IA e Inclusão - Michelle Valadão e Patrícia Negrão;
- IA na Pesquisa - Sabrina de Azevedo Silveira e Tiago Paz e Albuquerque;
- IA na Extensão - Alexandre Santos Brandão e Érica Schultz.
Estudantes, técnicos e professores interessados nos assuntos tiveram a oportunidade de se inscrever nos GTs. A expectativa agora é que as discussões realizadas em cada um desses grupos resultem em sugestões e diretrizes que serão apresentadas para toda comunidade em outro seminário previsto para acontecer em junho de 2025.
Institucional
Indicações para Medalha de Mérito em Extensão devem ser feitas até 30 de maio
03/04/2025
Institucional
Programa Bolsa Permanência recebe inscrições
03/04/2025
Institucional
Divisão Psicossocial oferece vagas em novo grupo terapêutico no campus Viçosa
04/04/2025
Institucional
UFV é sede de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre solos do Brasil
02/04/2025
Indicações para Medalha de Mérito em Extensão devem ser feitas até 30 de maio
03/04/2025
Programa Bolsa Permanência recebe inscrições
03/04/2025
Divisão Psicossocial oferece vagas em novo grupo terapêutico no campus Viçosa
04/04/2025
UFV é sede de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre solos do Brasil
02/04/2025
Divulgada lista dos estudantes contemplados com Bolsa Permanência
02/04/2025