Todos os campi

Professor Liovando Marciano da Costa é homenageado com Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea

16/10/2024

Professor Liovando também foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UFV

O professor aposentado do Departamento de Solos da UFV Liovando Marciano da Costa foi um dos agraciados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, que reconhece contribuições significativas ao progresso da ciência, tecnologia, artes e desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A homenagem foi prestada durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Salvador (BA), entre os dias 7 e 10 de outubro.

Engenheiro agrônomo e mestre em Fitotecnia pela UFV e doutor em Ciência do Solo pela Universidade do Missouri - Columbia (EUA), Liovando da Costa tornou-se professor da Universidade em 1972, dedicando sua carreira ao ensino e à pesquisa sobre uso racional e manejo de recursos naturais, principalmente do solo e da água, com foco na agricultura sustentável.

Na pós-graduação, o professor orientou 32 mestres e 37 doutores e foi prolífico na produção científica, com cinco livros publicados, 35 capítulos em livros de referência para a Ciência do Solo, além de 265 artigos em periódicos científicos. Coordenou também o Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, entre1993-1998 e foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, entre 1998 e 2000. Foi o primeiro diretor do UFV campus Rio Paranaíba, onde foram criados os cursos de Agronomia, Administração, Ciência de Alimentos e Sistemas de Informação. Em 2001, foi premiado no Concurso Andrés Aguilar Santelices, no XV Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo e no V Congresso Cubano de Ciência do Solo. No ano seguinte, recebeu a Comenda Antônio Secundino de São José, do governo do estado de Minas Gerais.

Liovando Marciano da costa aposentou-se na UFV em 2019. No capítulo dedicado a ele no livro editado pelo Sistema Confea/Crea para destacar os homenageados com a Láurea ao Mérito 2024, o professor alerta:“O solo é o grande armazenador de água, que precisa ter o espaço poroso livre para a água infiltrar. Caso contrário, o escoamento de água superficial pode causar erosão, transportando tanto o solo como seus diversos constituintes, causando muitos problemas ambientais. Então, se você bloquear a infiltração de água no solo, ele não vai armazenar a quantidade de água necessária para consumo. Por isso, a agricultura de alta intensidade precisa ser estudada e estruturada com base em técnicas da Agronomia”.