Todos os campi

UFV sedia Reunião do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

16/10/2024

O campus Viçosa está sediando a 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) da regional Sudeste. A programação do evento foi aberta na manhã desta quarta-feira (16) pelo reitor Demetrius David da Silva, que apresentou aos participantes um pouco da história da UFV, seus números, estrutura e práticas de gestão.

Durante dois dias serão debatidos temas, como inovação, sustentabilidade, gestão e governança. Participarão das discussões representantes de 14 Ifes, além da UFV, e procuradores federais da Advocacia-Geral da União (AGU). Uma das convidadas é a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco. Ela encerrará a programação da reunião com a palestra Projetos estratégicos para a Educação Superior.

Antes de apresentação institucional feita pelo reitor, os participantes do evento assistiram integrantes dos Corais da UFV e Nossa Voz, sob a regência do maestro Ciro Tabet, cantarem três músicas que integrarão o repertório da Cantata de Natal da UFV 2024. Em seguida, foi formada a mesa de abertura do evento, da qual, além do reitor, deram as boas-vindas aos participantes a vice-reitora Rejane Nascentes; o pró-reitor de Administração, Leonardo de Assis Vidigal, a organizadora do evento, Ludmila Oliveira, e o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, atualmente vice-presidente do Forplad nacional. Também compuseram a mesa o coordenador e a vice-coordenadora do Forplad Sudeste, respectivamente Daniel Pansarelli e Juliana Garcia Cespedes.

Durante a abertura, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento comentou sobre o prazer em receber os integrantes do Fórum para um evento que ele considera unir duas de suas paixões: o Forplad, naquilo que constrói coletivamente em prol de um ensino federal público de qualidade, fortalecendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e fazendo uma defesa das instituições que são tão importantes para o desenvolvimento do país, e a UFV. Depois de participar em reuniões do Forplad em outras instituições do país, Evandro comemora o fato de os integrantes do Fórum conhecerem o campus Viçosa e a possibilidade de se discutir na Universidade temas tão importantes para a gestão das instituições.

Também na abertura do evento, Daniel Pansarelli lembrou a relevância da regional Sudeste no cenário do Fórum nacional e destacou, dentre outras questões, o papel importante do pró-reitor Evandro neste sentido, agradecendo-o publicamente. Para Daniel, “a regional Sudeste tem sido fundamental para reconstruir a unidade e a credibilidade do Fórum e para manter a régua alta nas discussões”. O professor Demetrius reforçou a importância da regional Sudeste no cenário nacional, lembrando que a região é uma força motriz no país e também no que diz respeito às universidades.

Na condição de presidente da Comissão de Financiamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ele ressaltou o papel da Forplad, “o fórum de pró-reitores que mais tem sido demandando ao longo dos últimos anos”. E justificou: “passamos em média, seis a sete meses por ano, só focando em orçamento. Um problema nosso hoje é falta de planejamento; a cada ano, há uma surpresa diferente. Por isso, estamos sempre demandando o Forplad que dá as respostas que a Comissão de Financiamento, por exemplo, precisa”.

A 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior está acontecendo no auditório do Departamento de Agronomia e sua programação termina nesta quinta, às 18h. Mais fotos do evento podem ser conferidas no link photos.app.goo.gl/L4kGkqfkf7dbBWx17.

Forplad
Segundo o site do Forplad, o Fórum tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das Ifes. Dentre seus objetivos estão estudar e propor soluções para problemas relacionados às áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior e promover o intercâmbio entre as Ifes de temas de interesses do Fórum. Além do Fórum nacional, sua estrutura é composta de cinco regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.