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Projeto da PRE para superar reprovações em disciplinas concilia ensino, saúde mental e acolhimento

01/10/2024

Os alunos matriculados e com histórico de reprovação nas disciplinas FIS201 (Física I) e FIS202 (Física II), oferecidas no campus Viçosa, foram convidados pela Pró-reitoria de Ensino (PRE) a participar, no último semestre, de um projeto-piloto batizado como Tutoria Especial. Além do suporte acadêmico-pedagógico, que há cerca de duas décadas é oferecido pelo Programa de Apoio às Ciências Básicas aos estudantes que ingressam na UFV, a Tutoria Especial envolveu outras ações, como dinâmicas em grupo com psicólogos da Divisão Psicossocial (DVP).

O projeto contou com a adesão de 52 alunos (36 de FIS201 e 16 de FIS202) que já haviam tido três ou mais reprovações. De março a setembro de 2024, em turmas com seis estudantes, eles receberam duas horas semanais de tutoria. Associado a este suporte, tiveram um acompanhamento muito próximo da coordenação da tutoria e da PRE, bem como dos profissionais da DVP. Tiveram ainda uma pequena dilação no tempo de realização das provas. O resultado desse conjunto de ações foi a aprovação de 70% dos alunos tutorados na FIS201 e 100% na FIS202, percentuais bem acima dos registrados nos últimos semestres em ambas disciplinas nas turmas regulares.

O êxito da iniciativa foi apresentado, recentemente, ao reitor Demetrius David da Silva e à vice-reitora Rejane Nascentes pela pró-reitora de Ensino Cristiane Baquim e pelo assessor especial da PRE Jakson Fonseca. No encontro na reitoria, eles também compartilharam uma pesquisa realizada com os estudantes participantes do projeto, na qual apontaram alguns fatores que contribuíram para o resultado obtido. Dentre outros aspectos, destacaram o engajamento do grupo com a tutoria, o que os ajudou a compreender melhor os conteúdos. Além da tutoria promover maior aproximação entre teoria e prática, eles ressaltaram o estímulo constante que receberam para a manutenção da confiança e autoestima.

Com a Tutoria Especial, o sentimento de enfrentar a possibilidade de uma nova reprovação, que poderia gerar a desistência do curso, deixou de ser individualizado e passou a ser compartilhado com outros estudantes em igual situação e sob um cuidado institucional ainda mais apurado. Não é à toa que o reitor Demetrius David da Silva afirmou que o projeto “brilha” nos seus olhos e que, na medida do possível, pretende aportar mais recursos para que seja estendido a outras disciplinas e aos demais campi.

Na avaliação do reitor, a Tutoria Especial equipara oportunidades, aumenta a autoestima e ajuda a evitar a evasão, um problema que vem afetando todas as instituições de ensino superior do país nos últimos anos. E uma das razões para a evasão é a reprovação, que também foi ressaltada pelos estudantes tutorados na pesquisa. Muitos vislumbravam deixar a Universidade, caso fossem novamente reprovados. Com a aprovação e o ânimo renovado, disseram que se manterão em seus cursos e que pretendem aplicar a metodologia de estudos aprendida às demais disciplinas que farão.

O projeto realizado nas disciplinas de física vai ao encontro do objetivo do programa de tutoria da UFV, que é o de contribuir para a diminuição dos índices de reprovação e de evasão, além de reduzir o tempo de permanência de muitos desses estudantes em seus cursos, garantindo a eles uma formação qualificada. A novidade foi estender as ações do programa a outro perfil de estudante, se não o ingressante, e associar práticas diferenciadas ao processo ensino-aprendizagem as quais os participantes entenderam como maior sensação de acolhimento.

Início e parcerias
A pró-reitora de Ensino Cristiane Baquim conta que a ideia da Tutoria Especial nasceu no ano passado com uma demanda do curso de Licenciatura em Matemática, envolvendo um grupo pequeno de estudantes que estavam pendentes em FIS202 para se formarem. Com o resultado obtido, a PRE resolveu repetir a experiência neste último semestre, fazendo alguns ajustes e incluindo a FIS201.

Para a professora Cristiane, trata-se de um “case de sucesso da instituição”, pois permite focar no ensino, na saúde mental e no acolhimento, que, em sua opinião, precisa acontecer de maneira crescente na Universidade. “Emocionada”, ela considera motivador o desafio da escuta que a gestão da instituição está fazendo. “É uma mudança de comportamento que confirma o quanto o conhecimento empodera”.

A experiência com o projeto-piloto só foi possível, segundo a pró-reitora, em função da receptividade da diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), Danielle Dias Sant’Anna Martins, e do chefe do Departamento de Física (DPF), Joaquim Bonfim Santos Mendes, e da estreita parceria com os docentes do DPF. Seu desejo é que ele seja expandido e compartilhado para outros centros, departamentos e campi. Por isso, o projeto foi apresentado na reitoria, para mostrar os bons resultados e pedir apoio à administração para que mais iniciativas como essa aconteçam. Com a reunião, a equipe da PRE também quis fazer um agradecimento coletivo a todos os envolvidos.

Alguns deles estavam presentes na reitoria, como os professores Antônio Moura, Marcos Couto e Wesley Cota, representando o professor Hallan Silva, respectivamente, coordenadores de área da tutoria, da FIS 201 e da FIS 202; a técnica Daniela Gonçalves, coordenadora pedagógica da tutoria, e a tutora Beatriz Miranda da Silva, representando os demais envolvidos com o projeto, Skárllatt Correia Alves, Iago Nascimento Barros e Raieni Rafaela da Cunha. Agradecimentos especiais também foram para a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e os psicólogos da Divisão Psicossocial Grasiela Gomides da Silva e Felipe Stephan Lisboa.