Todos os campi

PRE oferece nove disciplinas-temáticas para estudantes de graduação e pós-graduação

12/09/2024

A Pró-reitoria de Ensino (PRE) informa que nove disciplinas-temáticas serão oferecidas no segundo semestre de 2024, para estudantes de graduação e pós-graduação. Quatro delas serão integralmente na modalidade EAD, possibilitando a participação de estudantes dos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. As demais serão oferecidas presencialmente no campus Viçosa.

O Regime Didático da graduação define as disciplinas-temáticas como aquelas que "abrangem temas contemporâneos que perpassam de modo transversal os currículos de diferentes cursos e que têm relevância no âmbito do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação". Além da PRE, essas disciplinas também podem ser oferecidas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, centros de ciências ou diretorias de ensino.

Diferentes temáticas têm sido propostas visando ao enriquecimento curricular dos alunos e à possibilidade de interação entre estudantes de graduação e pós-graduação. A mais recém-criada é a PRE 422 - Introdução à Inteligência Artificial, disciplina que terá 100 vagas em sua primeira oferta, no campus Viçosa. Segundo a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, "precisamos discutir os avanços e as limitações das ferramentas de IA, tendo em vista sua aplicação nos diferentes campos do saber, e essa é uma oportunidade ímpar para que perspectivas distintas sejam apresentadas sobre a temática".

Em caso de dúvidas, elas devem ser direcionadas para os e-mails pre@ufv.br e pedagogico.pre@ufv.br.

Confira as disciplinas-temáticas oferecidas, suas respectivas ementas e detalhes:

- PRE 409 - Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento brasileiro

Ementa: A disciplina aborda os conceitos de ciência, tecnologia e desenvolvimento socioeconômico, com foco na relação entre desenvolvimento científico e as transformações na sociedade e na natureza.

- PRE 410 - Educação em Direitos Humanos

Ementa: Educação em/para Direitos Humanos; Direitos Humanos; Cidadania; Democracia e Participação Social; Dignidade Humana; Respeito à Diversidade Étnica e Cultural; Justiça Social e Igualdade, Inclusão Social e Acessibilidade, Sustentabilidade Socioambiental.
Carga horária: 15h

- PRE 411 - Sustentabilidade Ambiental

Ementa: Histórico, conceito, princípios e práticas da Educação Ambiental. A questão ambiental e as conferências mundiais de meio ambiente. Meio Ambiente e representação social. Percepção da  realidade ambiental. Estudo de projetos de educação ambiental.

- PRE 412 - História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Ementa: Relações raciais no Brasil contemporâneo. Diálogo conceitual raça, racismo e sociedade. Insurgências negras e indígenas. Movimentos sociais negros e indígenas. História da cultura afro-brasileira e indígena. Políticas de  ações afirmativas para a população negra e indígena. Lei 10639/2003. Lei 11645/2008. Lei de Cotas Raciais.  Propostas interventivas sobre cultura afro-brasileira e indígena no espaço acadêmico.

- PRE 415 - Projeto SAE Aerodesign – Construção da Aeronave Radiocontrolada

Ementa: Técnicas construtivas de Aeromodelos. Adequação de projetos. Planejamento estratégico para a competição anual SAE Aerodesign. Construção da Aeronave radiocontrolada para a competição SAE Aerodesign.

- PRE 418 - Projeto Fórmula SAE I - Projeto de Veículo Elétrico

Ementa: Projetar, simular um veículo Fórmula SAE para possibilitar a participação da equipe UFVolts Majorados nas competições Fórmula SAE BRASIL.

- PRE 419 - Projeto Baja SAE II - Construção do Veículo Fora de Estrada

Ementa: Projetar, construir, simular e testar um veículo fora-de-estrada para dar suporte à participação da equipe UFVbaja nas competições Baja SAE BRASIL.

- PRE 422 - Introdução à Inteligência Artificial

Ementa: Conceitos básicos de Inteligência Artificial. Conceitos fundamentais em Estatística Básica. Conceitos fundamentais em representação de dados. Linguagens de Programação relevantes para Inteligência Artificial. Manipulação de Tabelas e Gráficos para análise de dados. Aprendizado Supervisionado e seus princípios e técnicas. Aprendizado Não Supervisionado. Seminários e Tópicos Avançados.

- PRE 485 - Projetos de Intervenções Paisagísticas para o campus da UFV-Viçosa

Ementa: Metodologia do projeto paisagístico. Teoria, tecnologia e ferramentas aplicadas ao projeto paisagístico. Visitas técnicas a locais de interesse paisagístico. Identificação de problemas que exigem intervenção paisagística. Desenvolvimento de projetos de intervenção paisagística. Apresentação de projetos de intervenção paisagística.
Modalidade: presencial - Campus Viçosa
Pré-requisito: 1800 TOT (o aluno deve ter totalizado 1800 horas de seu curso)