Todos os campi

Universidade promove cerimônia de reconhecimento e recebe chaves de veículos doados pela Receita Federal

30/08/2024

A UFV recebeu, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (30), um ônibus para viagens longas, doado pela Receita Federal do Brasil (RFB). A doação se deu por meio de uma parceria firmada há cerca de três anos, e que vem contribuindo sobremaneira para a realização de atividades institucionais. Além do ônibus, a Universidade também recebeu um caminhão e mais de 600 itens, entre pneus, smartphones, caixas acústicas, fones de ouvidos e balanças de precisão.

A oficialização da entrega aconteceu durante a cerimônia de reconhecimento aos delegados da Receita Federal Eduardo Antônio Costa e Marcos Amorim e ao analista tributário Edir Simões Junior, realizada no Salão Nobre do campus Viçosa. A eles o reitor Demetrius David da Silva concedeu um certificado, simbolizando o agradecimento da Universidade à Receita em prol da sociedade brasileira, em especial ao ensino público federal. Após o evento, o reitor recebeu as chaves dos veículos, posicionados no gramado em frente ao Centro de Vivência.

As mercadorias repassadas para a Universidade foram apreendidas em operações de fiscalização e a doação está relacionada ao projeto da Receita Federal de beneficiar a sociedade com a transformação dos produtos confiscados. Já são várias parcerias com instituições federais de ensino nesse sentido. A primeira doação à UFV foi em 2022, quando o campus Rio Paranaíba recebeu dezenas de TV box, importadas de forma irregular ou adulteradas para piratarias. As TVs foram reconfiguradas e transformadas em minicomputadores por estudantes e professores do curso de Sistemas de Informações e doadas a escolas de Rio Paranaíba. De lá para cá foram muitas doações e transformações. A última havia sido em junho, quando a UFV recebeu um caminhão VW, modelo 9170. Naquele mês, a instituição também foi premiada pelo seu empenho e dedicação na prestação de serviços junto à Receita Federal do Brasil e em benefício da população de Minas Gerais.

Ações
A resposta positiva da Universidade no cumprimento dos projetos da RFB foi destacada pelos três homenageados. Edir Simões, com atuação em Poços de Caldas, agradeceu à gestão da Universidade e funcionários, lembrando que a parceria entre as instituições de ensino e a Receita traz ganhos não apenas para as partes envolvidas, mas para a sociedade como um todo. Marcos Amorim, delegado em Juiz de Fora, estendeu a homenagem que recebeu à Receita Federal que, segundo ele, se sente muito honrada em ser parceira da UFV, que tem uma trajetória de excelência. O delegado lembrou que o caminhão e o ônibus doados são fruto de atividades ilícitas, que poderiam trazer danos à sociedade e desequilíbrio para a atividade econômica, prejudicando a vida daqueles que querem atuar corretamente. “Ver o trabalho que a UFV fez de recuperar o ônibus e transformá-lo para que retorne à sociedade, servindo-a, é muito importante e tem muito a ver com o que a Universidade já faz: transformação”.

O delegado Eduardo Costa, que atua em Varginha, ressaltou que um dos objetivos do projeto de destinação de mercadorias apreendidas pela Receita é evitar que o órgão público tenha que comprar algo que seria colocado em leilão ou que teria outra destinação. Mas é também transformar os produtos apreendidos que são impróprios para o uso ou consumo, que seriam destruídos, como ocorria no passado, em produtos úteis para a sociedade, como aconteceu com a TV Box. Há muitas outras possibilidades, conforme Eduardo Costa. Por isso, aponta a importância de se ampliar as parcerias com professores e coordenadores de cursos.

Vale destacar que a Receita Federal também mantém em parceria com instituições de ensino superior o projeto denominado Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), cujo objetivo é promover a cidadania fiscal por meio de atividades de educação. A UFV conta com dois núcleos, um no campus Viçosa e outro no de Rio Paranaíba.

Reconhecimento
Os agradecimentos à Receita foram registrados pelo pró-reitor de Administração, Leonardo de Assis Vidigal, e pelo reitor. Leonardo lembrou que, com os veículos, a Universidade poderá melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à comunidade, opinião compartilhada pelo professor Demetrius que comentou, ainda, sobre a economia que a instituição fará. “Até agora as viagens longas eram realizadas com veículos terceirizados. Só tínhamos micro-ônibus com número pequeno de assentos e sem banheiro”.

Para a homenagem, o reitor reuniu a vice-reitora Rejane Nascentes, os diretores dos quatro centros de ciências, aos quais os cursos de graduação estão vinculados, pró-reitores e funcionários da Diretoria de Logística e da Divisão de Transportes. Esses últimos, segundo o professor Demetrius, foram fundamentais para adequar e entregar à comunidade os veículos apreendidos pela Receita.

O reitor considera as doações da RFB extremamente importantes e deveriam, em sua opinião, ser comuns entre as instituições federais. Ele se disse encantado “com a visão da Receita de deixar de destruir os bens apreendidos e trabalhar na descaracterização deles e na destinação adequada do ponto de vista socioambiental”. Para ele, as parcerias com os diretores de centros são fundamentais para a ajudar a Receita nesta ação. “Não só recebemos produtos, mas também devemos atuar neste tipo de ação, que considero de grande visão estratégica e que, hoje, em função do ineditismo de Minas Gerais, já tomou conta de todo o país, se tornando um projeto nacional”.

Além da cerimônia de homenagem e da entrega das chaves dos veículos, os representantes da Receita também participaram, à tarde, de reuniões na reitoria com diversos segmentos e setores da instituição para discutir projetos presentes e futuros. Mais imagens podem ser conferidas no álbum de fotos.

Fotos: Daniel Sotto Maior e Maria Fernanda Neves