Todos os campi

Professores dos campi Viçosa e Florestal são únicos representantes da América do Sul em Global Immersion Program de universidade chinesa

27/08/2024

Os professores Fabrício Ávila Rodrigues, do Departamento de Fitopatologia, do campus Viçosa, e Dener Márcio da Silva Oliveira, do Instituto de Ciências Agrárias, do campus Florestal, representaram a Universidade em um edital global e foram os primeiros e únicos docentes da América do Sul que tiveram propostas selecionadas para participar do Global Immersion Program (GIP). O programa de intercâmbio científico, realizado no último mês, na Southwest University (SWU), em Chongqing, China, contou com a participação de 61 professores de 23 países vinculados a renomadas instituições internacionais.

O GIP teve dentre os seus principais objetivos expandir a internacionalização da Universidade e dar aos estudantes chineses a oportunidade de contato com professores estrangeiros. Durante o Programa, os professores selecionados ministraram, em inglês, disciplinas presenciais intensivas por duas semanas para estudantes de pós-graduação da SWU.

Fabrício Rodrigues ficou responsável pela disciplina Host-Pathogen Interaction, na qual demonstrou como as doenças das plantas afetam a economia mundial e apontou a importância de se entender as estratégias utilizadas pelos patógenos para infectarem os seus hospedeiros. Já Dener Oliveira ministrou a disciplina Advances in Soil Organic Matter, em que discutiu os mais recentes avanços sobre os mecanismos de formação, persistência e funcionalidade da matéria orgânica do solo com ênfase no papel desse importante compartimento de carbono para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Vale lembrar que a SWU foi uma das instituições chinesas visitadas pela comitiva da UFV, em outubro de 2019, durante missão de trabalho vinculada ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). A universidade chinesa conta com cerca de 50 mil estudantes e oferece cursos em todas as áreas do conhecimento. Ela já estabeleceu cooperação internacional com mais de 220 universidades e centros de pesquisa em mais de 40 países.

O acordo de cooperação assinado entre a UFV e SWU prevê diversas interações, e a participação dos professores da Universidade no GIP abriu mais oportunidades para futuras colaborações tanto em pesquisa científica quanto no intercâmbio de estudantes.