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Política regulamenta uso de e-mail institucional e estabelece limites de armazenamento por perfil do usuário

26/08/2024

Desde o dia 20 de agosto, a UFV conta com uma nova regulamentamentação para a utilização do e-mail institucional. Uma portaria normativa (arquivo anexo), assinada pelo reitor Demetrius David da Silva, orienta os usuários da rede UFV-Net sobre a utilização desse serviço para que sejam preservadas a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações. As diretrizes se aplicam aos três campi.

O documento, composto por oito capítulos, inclui um dedicado ao “Fornecimento e Manutenção das Contas de Correio Eletrônico Institucional.” Entre as suas resoluções, está o estabelecimento de limites de armazenamento para cada perfil de usuário da conta @ufv.br. Essa medida é necessária, pois a Universidade está próxima de atingir o limite de armazenamento contratado com a Google.

Para definir os limites, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realizou um levantamento estatístico do uso do e-mail. Por meio dele, foram identificados oito perfis de usuários, que, até 2 de setembro, deverão verificar o armazenamento de sua conta @ufv.br e fazer os ajustes necessários. Os novos limites serão implementados na próxima segunda-feira (2).

O armazenamento pode ser verificado em https://drive.google.com/drive/home, no canto inferior esquerdo da tela. Caso ele já esteja acima do novo limite estipulado pela política, o usuário não conseguirá editar ou adicionar documentos ao Google Drive, embora ainda possa receber e-mails. A DTI recomenda, portanto, que o usuário revise seu armazenamento e, se necessário, exclua ou mova seus arquivos para liberar espaço.

Em caso de dúvidas, pode ser aberto um chamado em https://chamado.dti.ufv.br.