UFV apoia combate a incêndio na Serra do Brigadeiro

22/08/2024

A UFV está apoiando o Instituto Estadual de Florestas (IEF) no combate a um incêndio florestal que vem consumindo a parte norte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, próxima ao município de Sericita. O fogo começou no sábado (17) e já atingiu mais de mil hectares do Parque.

O trabalho vem sendo feito, por terra, por brigadistas do IEF e pelo Corpo de Bombeiros de Viçosa e Ubá. Com as dificuldades encontradas para o combate, o IEF providenciou dois aviões air tractor, usados em pulverizações agrícolas e capazes de jogar quase dois mil litros de água sobre o fogo em uma única viagem, a cada 40 minutos.

Segundo o professor Gumercindo Souza Lima, do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o IEF solicitou apoio das prefeituras da região e da Universidade, que, prontamente, disponibilizou os caminhões-pipa que estão abastecendo os aviões. A UFV também ofereceu a logística necessária para o trabalho e a estada dos pilotos.

O trabalho deve continuar nesta sexta-feira. O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro abrange os municípios de Ervália, Fervedouro, Sericita, Araponga, Miradouro, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Polícia Militar está investigando os possíveis responsáveis pelo incêndio.

O incêndio está consumindo a parte norte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro desde sábado