Todos os campi

Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFV: referência em gestão

09/04/2024

Além do ensino e pesquisa, a UFV também tem sido referência no que diz respeito à administração. Mais um exemplo disso está nas Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Uepes), que vêm despertando o interesse de instituições do país e motivando visitas à Universidade. A última aconteceu nesta segunda-feira (8), quando representantes da Universidade Federal de Alagoas se reuniram com servidores da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO) para conhecer de perto a experiência das Uepes. Antes deles, já haviam passado pelo campus Viçosa, dentre outros, representantes das universidades federais Tecnológica do Paraná, de Minas Gerais, Rural do Pernambuco, Campina Grande, Rio Grande do Norte e Rural do Semiárido.

As Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação são resultados de estudos realizados pela UFV para formalizar ações relacionadas aos excedentes gerados pelas atividades acadêmicas dos departamentos, especialmente os de ciências agrárias. Durante décadas, ovos, frutas, verduras, leite e carne, por exemplo, produzidos nesses departamentos, eram comercializados informalmente, sem que houvesse um controle institucional efetivo. Isso acabou gerando problemas com o Ministério Público Estadual e Federal e, posteriormente, com o Tribunal de Contas da União.

A partir de um amplo diálogo com esses órgãos, comissões da Universidade começaram a se debruçar sobre o assunto até criarem, em outubro de 2019, uma política para a gestão integrada das Uepes. Essa política foi reestruturada e aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), em 2021, e complementada por uma portaria normativa assinada, dois anos depois, pelo reitor Demetrius David da Silva. Em 2022, a UFV inaugurou uma loja (foto acima) para comercializar os excedentes de algumas Uepes.

As Uepes de Forragicultura e em Produção e Nutrição de Aves estão entre as 15 unidades do DZO

A formalização da primeira Uepe aconteceu em 2020, pelo Departamento de Zootecnia, que atualmente conta com 15 unidades. Em toda a UFV são 39 Uepes: 28 no campus Viçosa, nove no campus Florestal e duas no campus Rio Paranaíba. Juntas elas movimentaram, em 2022, cerca de R$ 4,5 milhões, valor superior à verba discricionária repassada aos departamentos naquele exercício. Todos os recursos são geridos pelas fundações de apoio e retornam às unidades para serem investidos em aulas práticas, pesquisas e projetos de extensão, enriquecendo, portanto, ainda mais as atividades acadêmicas da instituição.

Para o reitor Demetrius David da Silva, no atual cenário de cortes sucessivos, sem a política de gestão da Uepes não seria possível manter a excelência alcançada ao longo da história, uma vez que os recursos gerados são superiores à matriz acadêmica.

Gestão
O controle de todo o processo de gestão das Uepes é feito pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. “A PPO é a guardiã da resolução Consu nº 3, de 26 de março de 2021”, define Rodrigo Campos Lopes, coordenador dessa gestão. “Recebemos as prestações de contas e os planejamentos anuais e validamos todos os processos para que sejam aprovados pelo Consu”. Segundo Rodrigo, a transparência na prestação de contas das unidades e o planejamento eficiente delas, somados a outros aspectos, tornaram a Uepes uma conduta referência para os órgãos de controle federal e estadual. Tanto é que eles vêm recomendando a experiência da UFV a outras instituições, que ainda não sistematizaram políticas para a alienação de seus produtos excedentes.

A recomendação tem gerado não apenas visitas aos campi, mas também o oferecimento de workshops em outras instituições. Recentemente, Rodrigo Lopes esteve na Universidade Federal Rural de Pernambuco para apresentar o modelo da Universidade. Para ele, é uma satisfação muito grande perceber que, além de se destacar pelas atividades de ensino e pesquisa, a UFV também está se tornando uma referência na perspectiva administrativa, com a gestão eficiente de seus projetos e processos.

O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, considera a consolidação da gestão das Uepes de grande importância no aprimoramento da Governança Institucional, sendo destacada como uma meta estratégica no novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFV. “Espera-se que, além da ampliação do número de Uepes formalizadas nos três campi, haja um crescimento dos resultados acadêmicos alcançados a partir da arrecadação dos recursos advindos da comercialização dos excedentes das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da instituição”.

Fotos: DCI e site DZO