Todos os campi

Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Agrárias ganham novas estruturas

30/06/2022

A cerimônia aconteceu no espaço da Lojinha das Uepes

Algumas Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepes) vinculadas ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) ganharam novas estruturas no campus Viçosa. Nesta quinta-feira (30), a UFV inaugurou uma loja para comercializar os excedentes das produções dessas Unidades; infraestrutura para abrigar vacas em lactação na Uepe Gado de Leite e a sede da Uepe Solos. A cerimônia das inaugurações aconteceu na loja, também chamada de Lojinha das Uepes, localizada ao lado do Frigorífico Escola.

A loja, que estará aberta a todo o público a partir desta sexta-feira (1º), das 12h30 às 16h30, venderá, por exemplo, carnes de bovinos, suínos, aves, ovinos, caprinos, peixes, coelhos e rãs – do ranário vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde –, além de frutas, como laranja, limão e banana, e outros itens de hortifruti, dependendo da disponibilidade. O diretor do CCA, Mário Chizzotti, destacou que o espaço é resultado de uma parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que, além de investir os recursos necessários para a construção, realizará todo o controle fiscal da comercialização.

De acordo com a chefe do Departamento de Zootecnia (DZO), Renata Veroneze, esse esforço da Universidade e da Funarbe tornará o processo de comercialização dos excedentes das produções das Uepes transparente, seguro e eficiente. Todos os recursos arrecadados pela loja ainda retornarão integralmente para as Unidades e, segundo ela, serão muito importantes para a manutenção e continuidade das atividades. Como o professor Mário ressaltou: “ao comprar os produtos da Lojinha, cada um contribuirá para o ensino e para estudos de mestrado e doutorado. E graças ao retorno desse investimento, novas pesquisas poderão ser realizadas”.

Sistema Compost Barn e sede da Uepe Solos

O sistema Compost Barn da Uepe Gado de Leite, coordenada pelo DZO, tem o objetivo de aprimorar as condições sanitárias e o conforto das vacas em lactação, além de impactar positivamente a produtividade dos animais, o meio ambiente e, claro, as atividades de ensino e pesquisa da UFV. Segundo a professora Renata, o sistema permite, por exemplo, a otimização do uso da água para limpeza do local e a reutilização da cama com maravalhas de madeira como composto orgânico, que adubará pastagens e o milho produzido pela própria Uepe Gado de Leite para silagem.

Já o novo espaço da Uepe Solos, que fica na mesma área da Usina Fotovoltaica do campus Viçosa, foi doado ao Departamento de Solos (DPS) pelo Departamento de Agronomia. Conforme o chefe do DPS, Genelício Rocha, são cerca de 40 hectares onde já estão sendo desenvolvidos estudos referentes aos usos do solo, como o do plantio do café que foi servido na Lojinha das Uepes durante a cerimônia. A expectativa, o diretor do CCA acrescentou, é que o novo espaço também sirva para pesquisas sobre sistemas de integração e de cobertura vegetal, expandindo a atuação do DPS.

Cerimônia

Por trás de tudo o que foi visto na tarde desta quinta-feira está o empenho e comprometimento de toda a comunidade universitária, como os participantes da cerimônia salientaram. Além dos atuais integrantes da administração, professores, técnicos, colaboradores terceirizados e estudantes, todos aqueles que fazem parte da história das Uepes foram lembrados e receberam agradecimentos. “Tudo é resultado de esforço coletivo”, disse o reitor Demetrius David da Silva, mencionando, também, a atuação da Funarbe, que esteve ao lado da Universidade em outras inaugurações e para a qual a área da Usina da Casquinha foi concedida nesta semana.

O modelo de gestão implementado nas Uepes foi destacado pelo reitor dentre as ações mais importantes dos últimos três anos de administração da UFV: “único, reconhecido e referendado”, proporcionando retorno de investimentos para as Unidades. Mostra-se ainda mais importante no momento de dificuldades orçamentárias, de acordo com o professor Demetrius, e já é referência para outras instituições. Essa parceria entre universidade e fundação de apoio, ressaltou o diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, é a primeira que, no Brasil, possibilita o escoamento do excedente de produções de Uepes dessa maneira. “Esse momento é a concretização de um sonho”, disse o reitor.

Também participaram da cerimônia das inaugurações a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, e o pró-reitor de Administração, Taciano Oliveira da Silva.

As fotografias do dia estão disponíveis no link photos.app.goo.gl/b9ZyAwCJZBtFreQeA. A lista e outras informações sobre as Uepes do CCA estão disponíveis em cca.ufv.br/infraestrutura/areas-experimentais.

Foto: Reinaldo Pacheco

Lojinha das Uepes

Sistema Compost Barn

Sede da Uepe Solos (foto: Sandro Pereira do Carmo Filho)