Institucional

Todos os campi

Sisu 2024: Auxílios contribuem para permanência do estudante na UFV

19/01/2024

A moradia estudantil mais antiga da UFV, conhecida como “Alojamento Velho”, está passando pela maior reforma desde a sua inauguração, em 1928. O prédio é o símbolo da assistência estudantil da Universidade

A UFV se empenha em oferecer um ensino cada vez melhor, mas não se descuida de outras questões importantes para o bom resultado dos seus estudantes e para garantir a eles bem-estar e tranquilidade nos estudos nos três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. E esse cuidado não é recente. Desde a sua criação, em 1926, a Universidade já se preocupava com a oferta de moradia para os seus alunos. De lá para cá, a instituição prossegue buscando sempre atender ao estudante em situação de vulnerabilidade econômica, nos seus diversos aspectos, da alimentação à moradia.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques, a assistência estudantil “é um elemento central da política de educação. Isso porque contribui para a inclusão social, a promoção da igualdade e equidade, com valorização e respeito à diversidade, formação ampliada, produção de conhecimento, melhoria do desempenho escolar/acadêmico e da qualidade de vida”.

Não é à toa que a UFV é reconhecida nacionalmente pelo grande vínculo mantido com seus ex-alunos, o que se observa, por exemplo, nos concorridos encontros anuais realizados em Viçosa. “Esse laço se constrói no dia a dia, durante a graduação, e nos orgulhamos de fazer parte desse fortalecimento de vínculo, por meio da proximidade com a vivência dos discentes”, completa o pró-reitor.

Para ter direito aos auxílios oferecidos pela Universidade, o estudante precisa passar por uma seleção. Ele deve se inscrever nos editais publicados pelo Serviço de Bolsa, com a documentação exigida, para que sua inscrição seja analisada pela equipe técnica da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), por meio da avaliação socioeconômica, que compreende a análise da situação do estudante e do seu grupo familiar.

Benefícios oferecidos

Atualmente, a UFV oferece os seguintes auxílios para os estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais e em comprovada situação de vulnerabilidade econômica:

- Serviço Moradia: Concessão de moradia gratuita nas unidades de moradia estudantil da UFV. Atende hoje a 1.033 estudantes no campus Viçosa.

- Serviço Alimentação Especial: Concessão de subsídios nas refeições servidas nos Restaurantes Universitários dos três campi. O subsídio de 100% alcança 2.527 alunos, enquanto o de 75% beneficia 610 estudantes.

- Auxílio-Creche/Pré-escola: Recurso financeiro destinado a estudantes, para custear despesas de mensalidades escolares de seus filhos de até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

- Auxílio-moradia: Recurso financeiro para contribuir com o custeio das despesas de moradia do estudante no município em que a Universidade mantém campus. São 757 beneficados nos três campi.

- Bolsa de Aprendizagem e Aprimoramento Profissional: Recurso financeiro concedido para a realização de atividades nos diversos setores acadêmicos e/ou administrativos da instituição, desde que esteja vinculada ao interesse e à área de formação do aluno. Alcança 293 pessoas nos três campi.

- Auxílio-emergencial: Recurso financeiro dirigido a estudantes que apresentem dificuldades socioeconômicas emergenciais, e/ou eventuais e/ou momentâneas, que comprometam o desenvolvimento de atividades acadêmicas.

- Auxílio-alimentação: Recurso financeiro destinado a contribuir com a compra de alimentos para alunos que apresentem laudos e/ou exames médicos que comprovem a situação de saúde que o impeça de consumir a totalidade dos alimentos oferecidos nos restaurantes universitários.

Vale ressaltar que a UFV é referência na área de assistência estudantil, não só em função das ações específicas para os alunos em vulnerabilidade socioeconômica, mas também pelas ações universais disponíveis para todos os estudantes, independentemente de ser ou não vulnerável. A efetividade da assistência estudantil, segundo a assessora especial da PCD, Cátia Cristina Modesto, pode ser vista e compreendida “quando o aluno conclui o curso de graduação e acessa outros espaços da sociedade. Quando o estudante, beneficiário dessa assistência, se forma e depois dá o retorno que passou em um concurso, que está fazendo uma pós-graduação ou ocupou algum espaço na sociedade que só foi possível com a graduação, temos a certeza da efetividade desta política”.

Para saber mais sobre os benefícios, o futuro estudante da UFV pode acessar o site da PCD ou a página do Serviço de Bolsas.

Divulgação Institucional