Universidade recebe Comissão da Saúde da Câmara dos Deputados

28/11/2023

Sala de reuniões com longa mesa de madeira. Ao redor dela estão Demetrius, Rejane e demais membros da comitiva.

A Comissão da Saúde da Câmara dos Deputados, coordenada pela deputada Ana Pimentel (PT), esteve reunida com o reitor Demetrius David da Silva e com representantes da administração superior da UFV, na última sexta-feira (24). No encontro, que aconteceu na reitoria, no campus Viçosa, a Comissão ouviu as demandas para o desenvolvimento de ações da Universidade em parceria com os hospitais do município. Também foi solicitado apoio para o projeto de implantação do hospital universitário em Viçosa, bem como para ampliação do atendimento nutricional da Divisão da Saúde e da Unidade de Atenção Especializada em Saúde e a aquisição de um digitalizador para o aparelho de raio X.

O reitor reforçou que a situação enfrentada pelo munícipio nos últimos meses, na área da saúde, tem afetado diretamente a prática dos estudantes e profissionais da Universidade, especialmente dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. Ele destacou ainda que, diante desse quadro complexo, a implantação do hospital universitário tem sido debatida em reuniões com representantes do Ministério da Educação desde setembro.

Os integrantes da Comissão da Saúde realizaram visitas para verificar a situação dos atendimentos nos hospitais São João Batista e São Sebastião. Eles foram acompanhados pelos deputados federal Padre João (PT) e estadual Leleco Pimentel (PT) e pelos vereadores Jamille Gomes, Bartomélio Martins, Marly Coelho e o ex-vereador e presidente do PT Viçosa, Sávio José. Ao final, anunciaram que o Ministério da Saúde destinará uma verba estimada em R$ 3,5 milhões para os hospitais viçosenses.