Todos os campi

Reuniões em Brasília reforçam demanda da UFV para implantação de Hospital Universitário

27/09/2023

A secretária do Sesu recebeu o reitor e o deputado Reginaldo Lopes

A implantação do Hospital Universitário (HU) da UFV em Viçosa voltou a ser tema de reuniões em Brasília (DF). Nessa terça-feira (26), o reitor Demetrius David da Silva se reuniu com a secretária de Educação Superior (Sesu), Denise Pires de Carvalho, e com o presidente e o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), respectivamente, Arthur Chioro (foto abaixo) e Daniel Beltrammi. Os encontros nos órgãos vinculados ao Ministério da Educação (MEC) foram agendados pelo deputado federal Reginaldo Lopes e reforçaram a situação caótica de Viçosa no que se refere à área de saúde, que vem afetando diretamente a prática dos estudantes e profissionais da UFV, especialmente dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição.

A exemplo do ministro da Educação, Camilo Santana, com quem o reitor se reuniu na semana passada, a secretária do Sesu também se mostrou sensível à demanda da Universidade. Ela informou que, nos próximos dias, irá se reunir com o ministro e com o presidente da EBSERH para tratar especificamente das questões que envolvem a implantação de novos hospitais universitários das Instituições Federais de Ensino Superior. Conforme já divulgado, atualmente são 43 faculdades de medicina/universidades sem Hospital Universitário. A UFV é a 23ª a fazer esta solicitação. Como a demanda é grande, haverá a necessidade de o MEC estabelecer critérios de priorização.

Nas três reuniões, houve unanimidade sobre o momento delicado vivido pela UFV e a população de Viçosa e região, bem como a necessidade de um tratamento urgente e especial para a demanda da Universidade de ter um HU. Todos reconhecem a complexidade dessa demanda, mas consideram seu atendimento extremamente importante para a instituição e região. E é exatamente em função dessa importância e urgência que o professor Demetrius tem se empenhado na causa: “estamos fazendo uma articulação política, mas apartidária, em prol do atendimento dessa nossa necessidade. Por isso, tivemos duas reuniões com dirigentes da EBSERH em menos de 10 dias”.