Polícia Militar realiza blitze no campus Viçosa para coibir infrações de trânsito

22/11/2023

A partir desta semana, a Polícia Militar fará blitze nas áreas do campus Viçosa onde há ciclofaixas. O objetivo é coibir abusos que, segundo os vigilantes da Universidade, têm sido frequentes, colocando em risco a segurança dos ciclistas. As blitze serão preventivas, mas poderão originar multas para quem desrespeitar as leis de trânsito.

Segundo o diretor de Segurança Patrimonial e Comunitária da Universidade, coronel Lúcio Mauro Campo Silva, a maioria das infrações tem sido cometida por motociclistas que trafegam nas ciclofaixas, o que é proibido, e ainda em altas velocidades. Também têm sido recorrentes denúncias de motoristas que estacionam sobre as ciclofaixas: “os vigilantes fazem abordagens educativas, orientando sobre a legislação de trânsito, mas os abusos nos levaram a convocar a Polícia Militar a ajudar neste trabalho, uma vez que ela pode aplicar as multas necessárias”.

Ainda de acordo com o coronel, na tentativa de melhorar o trânsito no campus e evitar acidentes, os vigilantes também estão abordando ciclistas para orientá-los a não abandonar as ciclofaixas nas rotatórias e a não pedalar nas calçadas destinadas aos pedestres.

O que diz o Código Brasileiro de Trânsito?

Os principais objetivos  das ciclofaixas são organizar o tráfego e garantir a segurança aos ciclistas, deixando o trânsito fluido e diminuindo o número de acidentes. Por isso, da mesma forma que os veículos motorizados não podem trafegar pelas faixas destinadas aos ciclistas, estes também ficam proibidos de usar as vias de trânsito rápido. É bom lembrar que motocicletas também são veículos motorizados e não podem, em nenhuma hipótese, transitar nas ciclofaixas.

Para os motoristas que não respeitam as ciclofaixas, a penalidade é considerada grave, com multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veículos estacionados em ciclofaixas também estão sujeitos a multas, e os infratores ainda correm o risco de terem o carro guinchado.