Campus Rio Paranaiba

UFV aprova criação do curso de Medicina no campus Rio Paranaíba

26/09/2023

Vista do campus Rio Paranaíba

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, nesta segunda-feira (25), em sua 609ª reunião, o relatório para a criação do curso de Medicina no campus Rio Paranaíba (CRP) da UFV. O relatório é resultado do trabalho da comissão multicampi, composta por integrantes das comunidades universitárias de Viçosa e Rio Paranaíba, para estudar a viabilidade da expansão da oferta de cursos na área da saúde na UFV-CRP.

A comissão foi instituída pelo próprio Cepe, em julho deste ano, após as reuniões no Ministério da Educação (MEC) e no Senado, com a participação do reitor Demetrius David da Silva e de prefeitos do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. No relatório foram apresentados os aspectos técnicos, sociais, políticos e logísticos para a abertura dos cursos de graduação na área da saúde no campus da UFV em Rio Paranaíba.

Foi concluído pela comissão que “o momento reúne condições singulares e com grandes possibilidades de êxito”, considerando “o sucesso dos cursos de medicina e enfermagem ofertados pelo campus Viçosa; a expertise da gestão da Universidade na área da saúde; a sinalização favorável do MEC na abertura de novos cursos de medicina em instituições federais; o vazio assistencial na área da saúde no entorno do CRP; além do desejo e do apoio regional à expansão de cursos de saúde”.

O Cepe aprovou neste momento a criação do curso de Medicina, com perspectiva de aprovação do curso de Enfermagem posteriormente. Também foi instituído nesta segunda-feira (25) um Núcleo Docente Estruturante, formado por seis professores, sendo três do campus Viçosa e três do campus Rio Paranaíba, para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina. O PPC deverá ser apresentado em reunião do Cepe prevista para outubro e, se aprovado, será encaminhado ao MEC. Caso seja autorizada a abertura do curso de Medicina na UFV-CRP, a expectativa é que as atividades tenham início a partir de 2025, com a oferta de 40 vagas.