Institucional
Campus Viçosa
05/11/2025
Na solenidade em que a reitoria da UFV homenageou os servidores aposentados, na tarde desta quarta-feira (5), Lúcia Helena Campos não estava sozinha. Servidora do Departamento de Biologia Animal por mais de 40 anos, ela levou familiares e convidou amigos que fez durante as décadas de trabalho e que ainda estão na ativa. “Para mim, essa cerimônia é muito importante. É uma festa. Estava ansiosa para vir desde o dia em que recebi o convite. É como se a Universidade estivesse me dizendo: 'muito obrigada'”. E estava mesmo. Celebrar e agradecer foi o objetivo da cerimônia que homenageou mais de 400 servidores — docentes e técnico-administrativos — que se aposentaram entre agosto de 2019 e julho de 2025.

“É uma alegria estar aqui revendo tantas pessoas com quem convivi por quatro décadas. Um dia para sermos lembrados, porque muitas vezes somos esquecidos por quem não conheceu bem a nossa contribuição para a Universidade”, disse a professora aposentada do curso de Letras Leci Moura Dias. “É uma cerimônia bonita, nos faz sentir valorizados”, afirmou José Jorge Pacheco, que se aposentou após trabalhar em vários setores da instituição ao longo de 30 anos.
Havia ainda quem passou quase uma vida inteira na UFV, como João Carlos Pereira da Silva. Professor do curso de Veterinária desde os 21 anos, foi chefe de departamento, diretor do Centro de Ciências Biológicas e pró-reitor de Ensino por duas gestões. Aposentado há pouco mais de um ano, disse que vai se desligando aos poucos da Universidade onde construiu tantas histórias.

“Onde você trabalha? Na Universidade Federal de Viçosa. Dizia isso com muito orgulho o tempo todo — e continuo me orgulhando da instituição onde eu e meu marido trabalhamos e onde todos os meus filhos estudaram. Muitos de nós construímos nossas vidas aqui na UFV. Nossas histórias se misturam com a da Universidade. Sempre foi um ambiente acolhedor, onde fizemos amigos. É um sentimento de pertencimento que não se acaba com a aposentadoria. Sermos lembrados é uma atitude de gratidão recíproca”, afirmou a servidora Enedina Almeida Sacramento, que representou os servidores técnico-administrativos na cerimônia.
Representando os professores aposentados, Edson Ferreira de Carvalho contou sua trajetória: foi estudante, precisou de bolsa para se manter, formou-se, fez mestrado e doutorado, tornou-se professor do curso de Direito, estudou em três continentes e construiu sua família. “Essa Universidade é um lugar de sonhos, um espaço que transforma quem passa por ela. Isso diz muito sobre a UFV”, afirmou.

Em seu discurso, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Abrantes, lembrou que a Universidade mudou muito nas últimas décadas, mas o que permanece imutável é o espírito de comunidade que une a todos. “Essa noção de pertencimento faz com que a UFV não seja apenas um local de trabalho, mas também um espaço de vida, de convivência e de aprendizado mútuo”, destacou.
Ele também ressaltou que a instituição foi e continua sendo construída por muitas mãos e histórias que se entrelaçam. “Todos que estão aqui foram tocados pela noção de pertencimento e pelo espírito de comunidade que nos une, mesmo depois da aposentadoria. Que esta solenidade simbolize o reconhecimento da Universidade por tudo o que foi construído. Celebramos legados e histórias que se confundem com a própria trajetória da instituição: histórias de superação, de compromisso e de amor à educação pública”, afirmou.
Ao lembrar a importância dos servidores para a consolidação da excelência da UFV no ensino e para a fama de ter um dos campi mais bonitos e bem cuidados do país, o reitor Demetrius David da Silva ressaltaltou também o potencial transformador da Universidade e o legado deixado por todos que ajudaram a construí-la ao longo de quase 100 anos. “Quando damos boas-vindas aos que chegam, lembramos sempre que eles devem dar continuidade ao trabalho de todos vocês, que vieram antes. Recebam a nossa gratidão por tanta dedicação. Vocês são parte da história desta instituição. A UFV sempre será a casa de vocês”, afirmou o reitor.
Também participaram da cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes e o chefe do Serviço de Aposentadoria e Pensão, Robson Bonifácio Ferreira.
As fotos da homenagem aos aposentados podem ser conferidas neste link.
Institucional
Professor da UFV conquista Medalha do Mérito Cafeeiro
05/11/2025
Cultura
VIII Mostra de Arte Preta acontece neste final de semana
05/11/2025
Cultura
Fotografia científica: encontro entre arte e ciência é tema da mesa de conversa que acontece nesta segunda na BBT
05/11/2025
Cultura
Exposição coletiva de arte na Biblioteca Central provoca reflexões sobre futuro do planeta
05/11/2025
Professor da UFV conquista Medalha do Mérito Cafeeiro
05/11/2025
UFV homenageia servidores aposentados em cerimônia marcada por emoção
05/11/2025
Curso de Letras discute avanços, formações e desafios da sua trajetória em celebração aos 50 anos de história
05/11/2025
UFV aprova projeto em edital do Ministério da Saúde voltado à diversidade e permanência estudantil
03/11/2025
PRE divulga selecionados em edital de Projetos de Pesquisa em Ensino
04/11/2025