Todos os campi

Comunidade tem até dia 25 para participar de consulta pública sobre Política de Direitos Humanos e Combate às Opressões

23/05/2023

Termina, nesta quinta-feira (25), o prazo para a consulta pública aberta pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários para que estudantes, professores e técnicos dos três campi participem e façam sugestões à minuta da resolução que será encaminhada ao Conselho Universitário (Consu) para institucionalização da Política de Promoção dos Direitos Humanos e do Combate às Opressões da UFV. Conforme já informado pelo site da UFV, a minuta foi elaborada por uma comissão, nomeada em 2022 e presidida pela professora Joana D’Arc Germano Hollerbach, do Departamento de Educação.

De acordo com o documento proposto pela comissão, a política em questão dispõe “sobre prevenção, acolhimento, registro e trâmites de denúncias da prática de quaisquer ações ou omissões que configurem opressão ou violência contra quaisquer dos membros da comunidade universitária”. Ela também tem como objetivo “combater, especialmente, as práticas que configuram assédio moral e sexual, violência de gênero e preconceitos em virtude de raça, cor, etnia, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social, e características físicas ou deficiências”.

A participação da comunidade universitária é muito importante para validar os propósitos dessa política institucional e garantir a eficiência da UFV na promoção dos direitos humanos e no combate às opressões. Confira a minuta, disponível também no arquivo anexo, e encaminhe a sua sugestão até 25 de maio para o e-mail combateopressoes@ufv.br.