Todos os campi

Pós-Graduação em Ciência da Nutrição é primeira da área a receber nota máxima da Capes

29/09/2022

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) da UFV é o primeiro da área no país a obter a nota máxima (7) na história de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este fato foi um dos muitos que justificaram o excelente desempenho da Universidade na última avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação. Para quem começou a sua história há pouco mais de 20 anos, o sete da Capes é o coroamento do trabalho de uma “equipe coesa, com objetivos bem definidos”, como pontua a coordenadora do PPGCN, professora Josefina Bressan. E quando se refere à equipe, ela inclui docentes, estudantes, pessoal administrativo e técnico.

Especificamente sobre o corpo docente, Josefina destaca que a qualificação e a produtividade dos 18 professores do Programa, certamente, contribuem para a nota atribuída a ele. “Esta condição é claramente constatada na diversidade de convênios de cooperação científica e tecnológica firmados com diversas instituições nacionais e internacionais, paralelamente à dotação de recursos financeiros captados por meio de projetos de pesquisa submetidos com êxito às várias agências de fomento nacional e internacional”.

De acordo com os registros históricos, o PPGCN, que é vinculado ao Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, iniciou seu mestrado, em 2001, com nota 3, e o doutorado, em 2010, com nota 4. De lá para cá, foi crescendo a cada avaliação, atingindo o ápice nesta última, em que recebeu “muito bom” em todos os quesitos exigidos pela Capes para programas nota 7. O PPGCN se destacou, por exemplo, no número de doutores titulados por docente permanente, obtendo o valor mais elevado entre os programas da área com curso de doutorado, e também na produção científica de professores e alunos. Tanto é assim que, entre 2017 e 2020, mais de 80% das publicações da área em periódicos A1 e A2 tiveram a participação de seus estudantes.

O Programa em Ciência da Nutrição da UFV, segundo a Capes, apresenta proposta coerente e consistente com as suas áreas de concentração, linhas de pesquisa, estrutura curricular (organização e conteúdos abordados) e projetos de pesquisa em andamento, os quais dão suporte ao alcance do perfil de egresso proposto. Em 21 anos de mestrado, foram 322 titulados e, nos 12 de doutorado, 102. A qualificação das pesquisas se revela, por exemplo, no fato de o PPGCN ter sido ganhador de dois dos quatro prêmios Capes de Melhor Tese na área de Nutrição no período 2017-2020.

Por toda esta história que a professora Josefina vem acompanhando desde o início, o Programa se tornou uma liderança importante em Minas Gerais, ocupando um papel de destaque no país em produção científica e em formação de mestres e doutores. Segundo a coordenadora do PPGCN, há uma forte integração e cooperação dele com outros programas e centros de pesquisa e de desenvolvimento profissional relacionados à sua área de conhecimento.

Josefina ressalta, por exemplo, o papel relevante do Programa na formação do pessoal que tem ingressado como professor e pesquisador em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Dos egressos do PPGCN, 54,16% são professores de instituições federais ou particulares. “Se somarmos a ocupação associada à área científica, 75% atuam no contexto acadêmico-científico, muitos contribuindo efetivamente para a criação de pós-graduações em suas IES”. É a boa formação de quem é nota 7 se propagando pelo país.