Samu começa a atuar na região de Viçosa e está sediado na UFV

31/08/2022

O Samu está sediado na casa nº 38 da Vila Giannetti, na UFV

Começou a funcionar, na manhã desta quarta-feira (31), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá a nove municípios da microrregião de Viçosa. A unidade do Samu está sediada na casa nº 38 da Vila Giannetti, onde já funciona a parte burocrática do Corpo de Bombeiros. O espaço foi cedido pela Universidade, que também vai arcar com a manutenção do local.

As microrregiões de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu reúnem 52 municípios e fazem parte da região Leste do Sul na organização do Samu. É uma das últimas a serem implementadas em Minas Gerais e funcionará de forma integrada com a rede Samu, dia e noite. A sede de Viçosa vai abrigar duas ambulâncias, sendo uma delas destinada a atendimentos de alta complexidade, com médicos e enfermeiros treinados para urgências e emergências. Viçosa terá uma equipe de cinco profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e condutores.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Júlio César de Andrade, o objetivo do Serviço é qualificar o atendimento de urgência na região e dar suporte especializado aos hospitais. Ao verificar uma urgência de saúde (veja alguns exemplos na lista abaixo), qualquer pessoa pode ligar para o número 192 para ser atendida por um serviço de telemedicina. Por telefone, o usuário será orientado a tomar as primeiras providências. Se necessário, os plantonistas encaminham a ambulância para o local, dependendo da complexidade do caso. “O atendimento do Samu desocupa a emergência dos hospitais, porque os pacientes são atendidos prontamente e encaminhados aos locais corretos, inclusive em outros municípios, se necessário. A partir de agora, se for uma emergência, tem que passar pelo Samu”, disse ele.

Ainda segundo Júlio César, o Serviço também alivia o trabalho do corpo de bombeiros, que ficará dedicado ao resgate, deixando o atendimento de saúde para o Samu. No entanto, o número de telefone é o mesmo e a orientação para o atendimento é feita por profissionais habilitados para decidir a necessidade de ambulâncias ou resgates. O Samu faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalha de forma integrada em todo o país. Ao receber a chamada e comprovar a emergência, a central verifica a ambulância que estiver mais próxima e a encaminha ao local.

O treinamento dos funcionários para atuar no atendimento do Samu também vem sendo realizado nas dependências da UFV desde o início deste ano. De acordo com o assessor especial de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques, a estrutura também dará apoio à formação de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade.

Como acessar

O atendimento do Samu pode ser solicitado em todo o país pelo número telefônico 192. No entanto, algumas pessoas da região de Viçosa ainda podem ter dificuldades em acionar o Serviço por meio deste número. “As operadoras de telefonia atrasaram o trabalho de implantação e já foram acionadas judicialmente para que todas as ligações sejam encaminhadas para a central regional do Samu, sediada em Juiz de Fora. Esperamos ter o problema resolvido nos próximos dias”, disse o assessor técnico do Samu, Luiz Fernando Oliveira. Até lá, o usuário pode ligar para o número (32) 3250-0450 ou utilizar o aplicativo 192 Fácil, que deve ser instalado em celulares Android.

O  Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi criado pelo governo federal em 2004, para prestar socorro às pessoas em situações de urgência. A administração do Serviço é feita por meio de consórcio que envolve a participação da União, estados e municípios. O objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de naturezas clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. As equipes reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Saiba quando se deve contactar o Samu

• Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

• Intoxicação exógena e envenenamento;

• Queimaduras graves;

• Na ocorrência de maus-tratos;

• Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

• Em tentativas de suicídio;

• Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

• Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

• Afogamentos;

• Choque elétrico;

• Acidentes com produtos perigosos;

• Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

• Agressão por arma de fogo ou arma branca;

• Soterramento, desabamento;

• Crises convulsivas;

• Transferência extra-hospitalar de doentes graves;

• Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

______
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.