Institucional

Todos os campi

Campus Viçosa inaugura Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e debate novas parcerias com representantes da Receita Federal

30/06/2022

A inauguração aconteceu no auditório I do CCH

No momento em que a UFV discute os últimos ajustes para a inclusão, em 2023, das atividades de extensão na matriz curricular dos cursos de graduação, uma nova oportunidade se abre, especialmente para os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito do campus Viçosa. Nessa quinta-feira (30), eles ganharam uma nova opção de aprendizado com a inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Trata-se de um projeto desenvolvido pela Receita Federal, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cujo objetivo primordial é promover a cidadania fiscal por meio de atividades de educação. Na prática, os estudantes serão capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal para dar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos de Viçosa e microrregião. A UFV já dispunha de um NAF no campus Rio Paranaíba, inaugurado em 2019.

O acordo de cooperação para a criação do Núcleo foi assinado, no auditório I do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), pelo reitor Demetrius David da Silva e pelas testemunhas Eduardo Antônio Costa, representante regional de Cidadania Fiscal da Receita Federal, e Antônio Carlos Brunozi, coordenador do curso de Ciências Contábeis do campus Viçosa. O professor Brunozi atuou intensamente na implementação do NAF e no estreitamento da parceria entre UFV e Receita Federal.

Durante o evento de inauguração, o reitor destacou a importância estratégica do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, sobretudo para os estudantes do Departamento de Administração e Contabilidade que, segundo ele, sempre reconheceram a qualidade da formação teórica obtida na UFV, mas cobravam novas perspectivas de atuação prática. “Esse Núcleo abre essas perspectivas, principalmente quando estamos implementando a curricularização da extensão. Veio, portanto, no momento mais propício que poderíamos ter e interfere na veia da nossa missão principal, que é a formação de nossos estudantes, de tal modo que estejam qualificados e prontos para atuar no mercado de trabalho”.

Coordenação e ganhos

A coordenação das atividades do NAF no campus Viçosa ficará a cargo do professor Wender Fraga Miranda, que também coordena a Cecco Consultoria Contábil, empresa júnior do curso de Ciências Contábeis. Segundo ele, o regimento interno do NAF Viçosa ainda está sendo estruturado, bem como o espaço de funcionamento para, em breve, receber os estudantes dos outros cursos. O processo vem sendo conduzido pela equipe de consultores da Cecco, que passará por uma capacitação com especialistas da Receita Federal.

Na avaliação do professor Wender, o Núcleo abre um caminho interessante para a região de Viçosa, tendo em vista que a cidade não dispõe de uma delegacia da Receita Federal, mas somente um posto. “Vai ser mais uma opção de atendimento ao contribuinte”. O coordenador do NAF destacou o ganho institucional desta iniciativa e se disse feliz em saber que os estudantes estão motivados com o novo desafio que, em sua opinião, é a “mola propulsora do sucesso”.

Além das pessoas que assinaram o acordo de cooperação e do coordenador do NAF, também compuseram a mesa da cerimônia desta quinta o representante do CCH e chefe do Departamento de Administração e Contabilidade, Josiel Lopes Valadares, e o representante regional de Cidadania Fiscal da Receita Federal de Minas Gerais, Sérgio Mascarenhas Santos, que ministrou uma palestra no final do evento.

Com o tema Cidadania Fiscal e NAF, o representante da Receita destacou, dentre outros assuntos, os ganhos proporcionados pelo Núcleo. Segundo ele, ganha a sociedade, que recebe atendimento diferenciado e gratuito; ganham as Instituições de Ensino Superior, que formam profissionais melhores e com responsabilidade social; ganham os alunos, que são capacitados para o mercado de trabalho e desenvolvem habilidades interpessoais, e ganha a Receita Federal, que cumpre a sua missão e promove a educação fiscal. Sérgio Santos contou que, atualmente, são 481 NAFs no Brasil, 102 em Minas Gerais e mais de 300 na América Latina.

Outras parcerias

Antes da inauguração do NAF, os representantes da Receita Federal já haviam participado, pela manhã, de reuniões com o reitor e professores da Universidade. Na primeira delas, foi debatida a implementação do Núcleo de Apoio Fiscal em Comércio Exterior (NAF-Comex) na UFV, em parceria com o Departamento de Economia, representado pelo seu coordenador, Evandro Camargos Teixeira. Um dos objetivos principais do NAF-Comex será auxiliar o microempreendedor individual de Viçosa e região a importar matéria-prima e exportar o seu produto.

No segundo encontro, o representante da Receita Federal Eduardo Antônio Costa apresentou algumas ações do projeto Além do Horizonte, também realizado em parcerias com as IES, para a destinação social de mercadorias apreendidas em ações de fiscalização. Ele destacou a parceria já existente com a UFV-Rio Paranaiba, que possibilitou a descaracterização de aparelhos de TV box apreendidos e a transformação deles em 45 minicomputadores doados para escolas municipais.

A partir de projetos desenvolvidos em parceria com o campus Viçosa, a ideia é dar este tipo de destinação a diferentes equipamentos apreendidos. Participaram da reunião os chefes dos departamentos de Engenharia de Produção e Mecânica, de Engenharia Elétrica e de Informática, Charles Luís da Silva, Mauro de Oliveira Prates e Carlos de Castro Goulart, respectivamente, e o coordenador da empresa júnior de Informática – Nobugs, professor Mauro Nacif Rocha.

Divulgação Institucional

A implementação do NAF-Comex foi um dos temas discutidos na reitoria

Também estiverem em debate projetos para destinação social de equipamentos

Em sua palestra, Sérgio Santos falou sobre os ganhos do NAF

Eduardo Costa comentou sobre a importância do Núcleo para as IES