Todos os campi

Funarbe inaugura espaços para aulas práticas no Supermercado e Laticínio Escola

29/03/2022

A diretoria da Funarbe convidou autoridades da UFV para conhecerem as novas instalações

Os estudantes da Universidade Federal de Viçosa acabam de ganhar novos espaços para aulas práticas, onde a produção e comercialização de alimentos acontecem em ritmo diário. Nesta semana, professores e dirigentes da UFV conheceram as novas instalações para as disciplinas oferecidas dentro do Supermercado e do Laticínio Escola, ambos administrados pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

Na segunda-feira (28), foi a vez do reitor Demetrius David da Silva e dos pró-reitores conhecerem as novas estruturas de ensino da Fundação. No Supermercado Escola, além de uma sala equipada para aulas teóricas, a reforma feita recentemente, que praticamente dobrou o tamanho do local, permitiu também a construção de uma sala para aulas práticas com capacidade para até 20 estudantes. Nela, há equipamentos semelhantes aos usados na linha de produção de panificação, confeitaria e produtos cárneos. No Laticínio, a sala de aulas práticas replica a linha de fabricação dos Produtos Viçosa, onde é feito, por exemplo, o premiado Doce de Leite Viçosa. Nesta terça-feira (29), foi a vez dos diretores dos centros de ciências conhecerem os novos espaços.

Segundo o diretor-presidente da Fundação, Rodrigo Gava, antes da pandemia, a Funarbe já recebia, em média, três mil alunos por ano em aulas teóricas. Agora, haverá um espaço ainda mais adequado para atender a diversos cursos, como Ciência e Tecnologia de Laticínios, Engenharia de Alimentos, Nutrição, Bioquímica, Química, Zootecnia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Administração, entre outros. Os novos espaços também poderão colaborar com o desenvolvimento de pesquisas.

Com isso, de acordo com o professor Rodrigo, a Funarbe amplia sua estrutura para apoiar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da UFV, reforçando sua missão de atuar também como escola.

Para o reitor, "toda e qualquer ação em que a Funarbe se envolva precisa seguir a visão das atividades de ensino, pesquisa e extensão". "Por isso, parabenizamos toda a diretoria por mais estes espaços, que irão contribuir ainda mais para a qualidade da formação dos nossos alunos", disse Demetrius.

Ainda segundo a Funarbe, todas as salas teóricas e práticas estão à disposição de todos os departamentos e centros de ciências da UFV e demais instituições de ensino da cidade e região. Para acessar as normas acadêmicas e realizar a solicitação de utilização, basta acessar o site da Fundação, na aba Somos Escola, e navegar até Estrutura Acadêmica.