Todos os campi

UFV atua na análise de riscos de desastres naturais em diversas cidades mineiras

13/01/2022

Técnicos da UFV avaliam áreas suscetíveis a danos causados por água ou deslocamento de massas

Neste período de grandes tragédias envolvendo inundações e deslizamentos, o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade Federal de Viçosa tem sido referência na realização de Planos Municipais de Redução de Risco (PMRR) para diversas cidades mineiras. O trabalho já foi realizado nos municípios de Além Paraíba e Cataguases e está em andamento em Ouro Preto, Ibirité, Muriaé, Visconde do Rio Branco, Manhumirim, Ervália, Ewbank da Câmara, Diogo de Vasconcelos e Matias Barbosa. Em todas as cidades, a iniciativa acontece por meio de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e envolve a identificação e gestão de áreas suscetíveis a desastres naturais.

Segundo o coordenador do projeto, professor Eduardo Marques, do DEC, os municípios são escolhidos a partir de uma lista definida pelo Ministério, em cumprimento à lei que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). A seleção prioriza os municípios com maiores possibilidades de desastres naturais.

Os PMRRs consistem em um instrumento de planejamento para o diagnóstico do risco de desastres envolvendo água, tais como alagamentos e inundações; e movimentos de massas, como deslizamentos, subsidências, tombamentos, erosões e outras ocorrências geológicas.

Além da parte técnica de mapeamento e identificação das áreas suscetíveis, os pesquisadores e técnicos da UFV propõem medidas estruturais ou outras alternativas para redução dos riscos, identificando as diferentes responsabilidades dos governos federal, estadual e municipal e secretarias. Também faz parte do trabalho realizar a estimativa de custos e estabelecer critérios para hierarquização de prioridades para intervenções estruturais e planos de contingência, além da definição de estruturas capazes de receber pessoas desabrigadas e de possíveis rotas de fuga.

O projeto também prevê treinamentos de técnicos das prefeituras municipais para gestão das áreas suscetíveis. Na última etapa, os profissionais ainda promovem reuniões para conhecerem as percepções das populações locais sobre os riscos que ocorrem em determinadas áreas e para estimular a mobilização comunitária para lidar com os problemas.

A iniciativa é registrada como projeto de extensão e tem desenvolvido pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, nas quais realizam-se análises de riscos geológicos e simulações de possíveis rupturas e suas consequências. Os problemas que envolvem eventos hidrológicos - enchentes e inundações - são realizados com apoio de pesquisadores do Departamento de Engenharia Agrícola.

Além dos PMRRs, a equipe da UFV também tem realizado trabalhos de cartografia, denominados Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização frente aos desastres naturais, também em parceria com o MDR. Nestes projetos, compete à UFV desenvolver as atividades necessárias para elaboração das Cartas referentes aos desastres associados a movimentos de massa e inundações. Nelas, são representados os processos decorrentes de ocorrências geológicas, geotécnicas e hidrológicas e problemas e fenômenos geodinâmicos, tais como deslizamentos, erosão, inundação, alagamentos, enxurradas, colapsos, etc. Este trabalho já está em fase final de realização em Além Paraíba e Sapucaia (RJ).

Ainda segundo o professor Eduardo, as tragédias ocorridas na última semana, tanto em função das chuvas, quanto do desmoronamento em Capitólio (MG), mostram que o poder público, em todas as suas instâncias, precisa se antecipar aos problemas promovendo análises de riscos e prevendo ações que minimizem os danos à população e ao meio ambiente.